Título: Porque gostamos de cães, comemos porcos e vestimos vacas?
Autores: Melanie Joy
Pág.: 216
Data de Lançamento: 28.09.2018
Comprar aqui (link afiliado)
«O que nos leva a amar tanto os nossos companheiros animais, aos quais chamamos “de estimação”, retirando um profundo valor humano das relações que estabelecemos com eles, mas, depois, conseguirmos chamar “jantar” a outros animais (…)?». Esta é uma das grandes perguntas que a reconhecida psicóloga social Melanie Joy lança no seu novo livro que a Bertrand fez chegar às livrarias a 28 de setembro.
«Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas?» é controverso e desafiante – já traduzido (ou em tradução) em 13 línguas e lido em todos os continentes – que mudará para sempre o modo como o leitor pensa sobre a sua comida e o incita a fazer escolhas alimentares mais autênticas e racionais. Baseado em 20 anos de investigação sobre a psicologia dos nossos hábitos alimentares, este é um livro que explora a realidade da indústria pecuária, expondo a crueldade com que os animais são tratados, o impacto que essa crueldade tem nos próprios trabalhadores e as repercussões dessa indústria no meio ambiente. Melanie Joy cunhou o termo «carnismo» para se referir às razões culturais que condicionam o consumo ocidental de carne e que nos levam a eleger, por exemplo, cães e gatos como animais de estimação e vacas e porcos como fonte de alimentação. «Vemos anúncios com vacas felizes, com galinhas felizes, e é tudo mentira. É totalmente desonesto, mas não é ilegal», escreve John Robbins no prefácio do livro que, espera, «leve o leitor da negação à consciencialização, da passividade à ação e da resignação à esperança». Este é um livro que não vai poder ignorar.
Sobre a autora: Melanie Joy formou-se em Psicologia Social na Universidade Harvard e leciona Psicologia e Sociologia na Universidade de Massachusetts, em Boston. É uma palestrante reconhecida internacionalmente, tendo sido convidada a falar sobre carnismo nos seis continentes. Em 2013 recebeu o prémio Ahimsa (Não-violência) do Instituto de Jainologia, juntando- se ao Dalai Lama e a Nelson Mandela nesta distinção. É ainda fundadora e presidente da associação Beyond Carnism, cofundadora da ProVeg International e codiretora do Center for Effective Vegan Advocacy (CEVA). O livro Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas encontra-se traduzido (ou em tradução) em 13 línguas.