Título: Arnhem 1944 – A Batalha pelas Pontes
Autor: Antony Beevor
Pág.: 512
Data de Lançamento: 19.10.2018
Comprar aqui (link afiliado)
A 17 de setembro de 1944, os Aliados deram início à Operação Market Garden, uma das mais ousadas ofensivas levadas a cabo durante a Segunda Guerra Mundial. «Arnhem 1944 – A Batalha pelas Pontes» detalha a terrível realidade do confronto e expõe a verdadeira natureza da guerra, numa narrativa cuidada e envolvente no estilo a que Antony Beevor já habitou os seus fiéis leitores. Idealizada pelo marechal de campo Bernard Montgomery, a operação visava a captura das pontes que conduziam ao Baixo Reno, a última barreira natural para invadir a Alemanha nazi. Recorrendo a fontes holandesas, britânicas, americanas, polacas e alemãs – até hoje esquecidas ou ignoradas –, o historiador britânico reconstrói aquele que se revelou um desastre militar para os Aliados e que marcou a última vitória das forças nazis – resultando na cruel repressão dos vencidos na batalha pelas pontes. Através de retratos vívidos de personagens e momentos do conflito, «Arnhem 1944 – A Batalha pelas Pontes» lança um olhar penetrante sobre um dos mais devastadores confrontos da Segunda Guerra Mundial.
Sinopse: No dia 17 de Setembro de 1944, o general Kurt Student, «pai» da força de paraquedistas da Alemanha nazi, ouviu o rugir de turbinas e não conseguiu conter uma pontada de inveja ao ver o céu ser rasgado pelos Dakotas e planadores que transportavam a 1.a Divisão de Paraquedistas britânicos e a 101.a e a 82.a dos Estados Unidos da América. Era o início da Operação Market Garden, um plano ambicioso do marechal de campo Montgomery com vista a pôr um ponto final à guerra mediante a captura das pontes que conduziam ao Baixo Reno, última barreira natural para invadir a Alemanha – uma campanha tão arrojada que os americanos, habituados à prudência de Montgomery, estranharam. A operação revelar-se-ia um desastre para os Aliados e a última vitória das forças nazis, cujas represálias sobre os vencidos foram aterradoras – sobretudo sobre os holandeses, que arriscaram tudo para ajudar. Escrito no envolvente estilo a que Beevor nos habituou e recorrendo a fontes holandesas, britânicas, americanas, polacas e alemãs até hoje esquecidas ou ignoradas, este livro reconstrói a terrível realidade deste confronto e vai muito além da história de uma batalha: mergulha no coração das trevas da guerra, expondo a sua verdadeira natureza.
Sobre o autor: Antony Beevor é um historiador militar britânico, especialista na Segunda Guerra Mundial e discípulo do renomado historiador John Keegan. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e pertenceu ao 11.º Regimento Hussardo do Exército Britânico. Em 2014, recebeu o Pritzker Literature Award for Lifetime Achievement in Military Writing atribuído pelo Museu Militar e Biblioteca Pritzker e, em 2016, recebeu a Norton Medlicott Medal for Service to History. Em 2017, foi armado cavaleiro na New Year’s Honour List. Atualmente é professor convidado da Universidade de Kent.