Título: O Anjo-da-Guarda
Autor: Arto Halonen e Kevin Frazier
Pág.: 304
Data de Lançamento: 05.06.2018
O Anjo-da-Guarda é um impressionante thriller psicológico baseado numa história real que desconcertou a Dinamarca na década de 1950 e que se distinguiu pelo facto de ser usado sugestão hipnótica em assaltos e assassínios.
Os autores, Arto Halonen (director de cinema/guionista) e Kevin Frasier (romancista, escritor de ficção e ensaísta) juntaram-se para escrever um livro extraordinário, fundamentado numa história única e que levanta questões modernas sobre a capacidade de manipulação sobre as pessoas e os efeitos psicológicos das novas tecnologias e possibilidades reais de anular as diferenças entre o bem e o mal.
Arto Halonen foi uma das poucas pessoas no mundo que teve a possibilidade de entrevistar Hardrup em Junho de 1997, num pequeno apartamento em Copenhaga.
O Anjo-da-Guarda está apoiado nos milhares de páginas do processo de julgamento na Dinamarca, tendo sido feita pelos autores uma investigação exaustiva.
Sinopse: Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco, dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe. O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação – e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus. Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto, alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.
Sobre os autores: Arto Halonen é um director de cinema e guionista, conhecido pela sua vincada consciência social em relação aos seus objetivos. É uma das poucas pessoas no mundo que entrevistou o assassino Palle Hardrup. Kevin Frazier é um romancista, escritor de ficção, ensaísta e revisor que mora em Helsínquia. As colaborações anteriores entre Halonen e Frazier incluem o premiado documentário Shadow of the Holy Book.