Título: A Arte do Silêncio
Autor: Amber Hatch
Pág.: 144
Data de Lançamento: 13.07.2018
Comprar aqui (link afiliado)
«O que é o silêncio?» – é esta a questão essencial e urgente com que Amber Hatch inicia o seu novo livro, «A Arte do Silêncio», em que procura dar a conhecer não o silêncio puro, que considera inatingível, mas a ferramenta para controlar a ansiedade quotidiana e atingir a paz interior. O silêncio e a quietude podem ser encontrados a determinadas horas da madrugada ou em lugares inóspitos, no entanto é necessário estar disposto a procurá-los e a saber usufruir deles. Encontrar estes espaços num mundo em movimento, onde se é compelido a estar permanentemente disponível e contactável, cada vez se torna mais premente, pois os momentos de pausa e de sossego absoluto são possíveis e fundamentais para uma boa qualidade de vida. O constante tráfego de informação não é natural e desgasta a capacidade de concentração e atenção, levando à exaustão. Assim, Hatch, autora de diversos livros sobre mindfulness, explica como proporcionar estes momentos de tranquilidade no quotidiano, apresentando diversos exercícios práticos, para se praticar o silêncio num mundo inundado de ruído.
Sinopse: «O silêncio é um bem cada vez mais raro no nosso mundo. Vivemos imersos em ruído: das solicitações profissionais, afetivas e familiares do quotidiano, ao burburinho das redes sociais e ao monólogo interior da nossa ansiedade. Esquecemo-nos de que todo este ruído não é natural nem necessário; esquecemo-nos de que o silêncio é sequer possível. Amber Hatch, autora de vários livros sobre mindfulness, explica aqui, num estilo prático e acessível, como cultivar, na agitação das nossas vidas quotidianas, espaço para que o silêncio e a respetiva tranquilidade floresçam. Desde a quietude literal – encontrar uns momentos e locais ao longo do dia em que não estejamos sujeitos a ruído – até à figurativa – silenciar a «voz interior» que não para de nos dar recados. A Arte do Silêncio é ao mesmo tempo um guia de meditação e um manual para uma vida mais tranquila, plena e harmoniosa.»
Sobre a autora: «Quando era adolescente, tinha duas certezas: que queria ser mãe e que queria ser escritora. Tanto a maternidade com a escrita seriam a forma de encontrar o meu caminho e um sentido num mundo cheio de incertezas. Não perdi tempo: aos 24 anos, estava a terminar um mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Bath Spa e estava à espera do meu primeiro filho. Ser mãe foi uma transformação tão profunda que comecei a reavaliar todas as noções que tinha acerca da minha própria identidade e da maneira como interagia com o mundo. A meditação e a psicologia budista ofereceram-me alguma ordem no meio do caos e ensinaram-me a aceitar as minhas limitações. Para além de escrever, também trabalho com crianças, e como editora e professora. A minha paixão é ajudar as pessoas a comunicar – seja com os seus filhos ou através da escrita. Organizo workshops para pais e ofereço consultoria de parenting, bem como serviços editoriais e de coaching para escritores.»