Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Lamentável Mundo Novo, de Stephen D. King

Novidade Temas e Debates | Lamentável Mundo Novo, de Stephen D. King

Título: Lamentável Mundo Novo
Autor: Stephen D. King
Pág.: 328
Data de Lançamento: 11.05.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Porque está a globalização a ser rejeitada? Como será um mundo governado por Estados rivais com objetivos incompatíveis? E a que becos sem saída nos conduzirão as políticas nacionalistas? Em «Lamentável Mundo Novo», uma obra provocadora, o reputado economista Stephen D. King responde a estas e outras perguntas ao mesmo tempo que analisa o significado do fim da globalização para a prosperidade, a paz e a ordem económica global. Neste livro imperdível, Stephen D. King encara a globalização, há muito considerada a melhor via para a prosperidade económica, como não inevitável e que a abordagem baseada nos princípios de mercado livre e, desde a década de 1980, nos mercados de capitais abertos começa a abrir fendas. Com fracas taxas de crescimento no mundo ocidental, as nações já não estão dispostas a sacrificar os interesses nacionais ao crescimento global; nem os seus líderes conseguem – ou desejam – vender um programa de prosperidade global aos seus eleitores. À medida que reemergem as narrativas políticas do tipo «eles e nós», assistimos ao indesejável regresso no isolacionismo e do protecionismo. Já disponível nas livrarias, «Lamentável Mundo Novo», combina análise histórica com temas da atualidade – sem esquecer o Brexit e a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas de 2016. Conheça os motivos que levam Stephen D. King a defender que a rejeição da globalização e o retorno à «autarquia» poderão ter riscos económicos e desencadear conflitos políticos, recorrendo a lições de História para avaliar a melhor forma de evitar o pior desfecho.

Sinopse: Porque está a globalização a ser rejeitada? Como será um mundo governado por Estados rivais com objetivos incompatíveis? E a que becos sem saída nos conduzirão as políticas nacionalistas? Nesta obra provocadora, o reputado economista Stephen D. King responde a estas e outras perguntas ao mesmo tempo que analisa o significado do fim da globalização para a prosperidade, a paz e a ordem económica global.

Sobre o autor: Stephen D. King é economista e autor de When the Money Runs Out: The End of Western Aflluence (2013) e Losing Control: The Emerging Threats to Western Prosperity (2010). Foi conselheiro económico sénior do banco HSBC, desenvolve também atividade como jornalista e consultor, e é conselheiro especialista da Comissão do Tesouro do Parlamento britânico.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.