Home / Novidades / Novidade Bertrand | O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro

Novidade Bertrand | O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro

Título: O Malhadinhas
Autor: Aquilino Ribeiro
Pág.: 248
Data de Lançamento: 25.05.2018
Comprar aqui (link afiliado)

No próximo dia 25 de maio, chega às livrarias portuguesas uma nova edição de «O Malhadinhas», de Aquilino Ribeiro, pela Bertrand Editora. Esta edição conta com um prefácio da Professora Maria Alzira Seixo. «O Malhadinhas» é porventura a obra mais conhecida de Aquilino Ribeiro e uma das mais apreciadas de toda a literatura portuguesa. Inicialmente incluído em «Estrada de Santiago» (1922), «O Malhadinhas» acabaria por se tornar numa das mais conhecidas obras de Aquilino Ribeiro quando foi publicado em volume autónomo em 1958. Em forma de monólogo, a obra conta-nos a história de um almocreve, o Malhadinhas. Aquilino Ribeiro presenteia-nos com uma série de episódios picarescos, num tom coloquial repleto de expressões idiomáticas, trazendo-nos o retrato de um Portugal esquecido.

Sobre o autor: Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, e morreu em Lisboa em 1963. Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das Letras portuguesas do século XX. Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.