Home / Novidades / Novidade Livros do Brasil | O Enigma do Sapato Holandês, de Ellery Queen

Novidade Livros do Brasil | O Enigma do Sapato Holandês, de Ellery Queen

Título: O Enigma do Sapato Holandês
Autor: Ellery Queen
Pág.: 336
Data de Lançamento: 01.03.2018
Comprar aqui (link afiliado)

O Enigma do Sapato Holandês é o novo livro de Ellery Queen que a Livros do Brasil lança na coleção Vampiro a 1 de março. O homicídio da milionária sexagenária Abigail Doorn numa sala de hospital, estrangulada com um cabo momentos antes da sua cirurgia, é o caso envolto em circunstâncias misteriosas a ser desvendado nesta história. Vários são os suspeitos deste crime, e nem mesmo os mais improváveis irão escapar ao olhar dedutivo e observador do detetive Ellery Queen. Escrito na era da Grande Depressão, em 1931, este é o terceiro romance da dupla de escritores Frederic Dannay/Manfred B. Lee, criadores do protagonista e autor Ellery Queen, um dos mais aclamados na literatura policial americana.

Sinopse: A sala de operações do Hospital Holandês estava pronta. O cirurgião deu ordem para que trouxessem a paciente. A porta abriu-se e a maca entrou, deslizante, transportando um vulto encoberto. Mas quando o médico levantou o lençol, o rosto de Abigail Doorn exibia já um tom azulado – apesar do olhar atento de toda a equipa hospitalar, minutos antes um cabo havia-lhe sido fortemente apertado à volta do pescoço. O Dr. Francis Janney, cirurgião-chefe e protegido de Abigail Doorn, terá sido o último a encontrar-se a sós com a vítima, mas poderia ele ser o responsável pela morte da mulher a quem devia toda a sua carreira? A visitar um amigo no hospital, Ellery Queen fica intrigado e decide desvendar o mistério. Porque teria a sexagenária vivido em guerra com a sua governanta durante vinte anos? E porque diria esta, com todo um fanatismo religioso, que Doorn tinha recebido o que merecia?

Sobre o autor: Ellery Queen é o pseudónimo conjunto de Frederic Dannay (de seu verdadeiro nome Daniel Nathan, nascido em 1905 e falecido em 1982, em Nova Iorque) e do seu primo Manfred B. Lee (Manford Lepofsky, também nascido em 1905 e falecido em 1971, naquela mesma cidade). Ambos com experiência em publicidade e leitores ávidos das histórias de Sherlock Holmes, a dupla escreveu o seu primeiro romance, O Mistério do Chapéu Romano, em 1929, apresentando então o detetive Ellery Queen, ele próprio escritor de romances policiais, formado em Harvard, dono de uma genialidade tão grandiosa quanto a sua arrogância. Até 1971, Ellery Queen foi autor e herói de mais de trinta romances, numerosas novelas, peças radiofónicas, filmes e séries de televisão. A par desta obra abundante e de qualidade, Dannay e Lee deixaram também a sua marca na história da literatura policial pela criação, em 1941, da Ellery Queen’s Mystery Magazine, famosa revista policial ainda hoje em atividade.

Já na coleção Vampiro: 
N.º 1: Os Crimes do Bispo, de S.S. Van Dine 
N.º 2: Vivenda Calamidade, de Ellery Queen 
N.º 3: O Falcão de Malta, de Dashiell Hammett 
N.º 4: O Imenso Adeus, de Raymond Chandler
N.º 5: Picada Mortal, de Rex Stout
N.º 6: O Mistério dos Fósforos Queimados, de Ellery Queen
N.º 7: A Liga dos Homens Assustados, de Rex Stout
N.º 8: A Morte da Canária, de S.S. Van Dine
N.º 9: O Grande Mistério de Bow, de Israel Zangwill
N.º 10: A Dama do Lago, de Raymond Chandler
N.º 11: A Pista do Alfinete Novo, de Edgar Wallace
N.º 12: Colheita Sangrenta, de Dashiell Hammett
N.º 13: O Caso da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green
N.º 14: O Caso Benson, de S.S. Van Dine
N.º 15: O Impostor, de E. Phillips Oppenheim
N.º 16: A Chave de Cristal, de Dashiell Hammett
N.º 17: O Crime do Escaravelho, de S.S. Van Dine
N.º 18: O Gato de Diamantes, de Dorothy L. Sayers
N.º 19: A Quadrilha de Rubber, de Rex Stout


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.