Autor: Jojo Moyes
Ano de Publicação: 2018
Série: Me Before You #3
Formato: Audiobook (13h20m)
Narrador: Anna Acton
Origem: Oferta (Audible)
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Há muita gente que acha que o famoso livro Me Before You, primeiro desta série, não precisava de uma sequela. Foram várias as pessoas que não leram a continuação ou que, tendo lido, não gostaram. Eu não fui uma delas: penso que a história original teria ficado bem sem os volumes seguintes, mas depois de ler Viver Sem Ti dei por mim entusiasmada por continuar a acompanhar a vida da notável Lou Clark. Assim, queria naturalmente ver o que o futuro lhe reservaria depois de ter decidido, no final do livro anterior, aceitar um emprego em Nova Iorque, deixando para trás família e namorado.
Still Me continua imediatamente depois do acontecimentos no final do segundo volume, quando Lou chega a Nova Iorque e começa a trabalhar como assistente de uma socialite sensivelmente da sua idade. Agnes é polaca, a segunda esposa de um homem muito rico, e continua a lutar por encontrar o seu lugar, não só nos inúmeros eventos sociais em que se vê envolvida, mas também no seio da família do marido e mesmo do pessoal que trabalha para ela. E é assim que Lou se vê envolvida num mundo tão completamente distante do seu que o leitor começa a temer que mude de forma irremediável. Enquanto a sua vida profissional parece correr às mil maravilhas, o mesmo já não se pode dizer da sua vida pessoal; a relação à distância com Sam começa a revelar algumas fragilidades, pondo à prova os sentimentos de Lou.
Confesso que só por volta do último terço deste livro consegui perceber onde é que Jojo Moyes queria chegar com tudo o que estava a acontecer na vida de Lou. Apesar das novas experiências que estava a ter no ambiente nova-iorquino, achava que tinha sido um erro a personagem ter aceitado aquele emprego, por tudo se passar num mundo que não condizia com ela e porque a distância relativamente ao seu país estava a fragilizar as relações com as pessoas que amava. Fiquei ainda mais convencida disso quando as coisas começam a dar para o torto a nível profissional e a questionar-me o que raio continuava ela a fazer em Nova Iorque. Felizmente, achei que no final tudo fez sentido. Eu sei que é cliché dizer que as adversidades nos tornam mais fortes e que só nos devemos arrepender das decisões que não tomamos, mas é verdade. Estas duas constatações são os grandes temas deste livro.
Nem sempre a bondade compensa, é certo, mas acho que mesmo assim vale a pena tentar. É esse o ensinamento que Lou nos deixa. Também nos deixa a ideia que é importante preocuparmo-nos e cuidarmos dos outros, mas não nos devemos esquecer de nós e dos nossos sonhos. Jojo Moyes tem o dom de escrever personagens – e Lou Clark talvez seja o melhor exemplo disso – que criam uma enorme empatia com o leitor, reais e palpáveis. Não tenho a certeza que a história de Lou termine em Still Me, mas é certo que, caso a autora continue a partilhar a sua vida com o leitor, cá estarei para continuar a segui-la.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante