Autor: Chloé Esposito
Título Original: Mad (2017)
Editora: Bertrand
Páginas: 384
ISBN: 9789722534581
Tradutor: Fernanda Oliveira
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Louca é o primeiro livro de uma trilogia e também o primeiro livro da escritora inglesa Chloé Esposito. É inegável que este é um lançamento recente de que se tem falado muito na blogosfera e no qual a Bertrand Editora apostou bastante. Obviamente, estava cheia de curiosidade em saber, afinal, qual o motivo de tanto hype e senti-me entusiasmada perante a perspetiva de uma história com uma protagonista que o leitor adora odiar.
Alvie Knightly tem um emprego que odeia, vive numa casa alugada com dois homens que odeia, odeia a irmã gémea pela boa vida que leva em Itália e odeia a vida, de um modo geral. O estado de espírito de Alvie, contado pela própria na primeira pessoa, é apresentado ao leitor cheio de observações sarcásticas e repletas de humor negro. O tom da narrativa cativou-me no início da história e, ainda que com o decorrer da história tenha começado a perder a frescura, acabou mesmo por ser um dos pontos mais positivos deste livro.
A partir do momento em que Alvie ruma a Itália a pedido da irmã, o enredo ganha uma dinâmica quase imparável a nível de acontecimentos, o que não quer necessariamente dizer que a leitura tenha sido, para mim, muito cativante. A sensação que tive é que os acontecimentos sucedem-se de forma algo algo aleatória e que se destinam, única e exclusivamente, a enfatizar a espiral de destruição em que Alvie está a cair.
Mas aquilo que acho que falhou em me cativar e que fez com que esta leitura tivesse ficado longe de ser memorável foi a personagem principal. Não tenho nada contra personagens com caráter ou ações duvidosos (lembro-me, assim de repente, de Sebastian Bergman), mas não vi em Alvie qualquer característica redentora. Chloé Esposito tenta dar-lhe um passado de carências afetivas da parte da mãe, em detrimento da irmã, mas nunca chegamos a perceber o motivo das atitudes da mãe e por isso, quanto a mim, a maldade de Alvie torna-se gratuita.
Louca é um livro com alguns méritos – reconheço-lhe humor e a tentativa de criar uma história original. Pessoalmente, a falta de empatia com a personagem principal não me deixou desfrutar deste livro da forma como gostaria e, por isso, não me convenceu. Foi pena.
Classificação: 2/5 – OK