Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Economia Donut, de Kate Raworth

Novidade Temas e Debates | Economia Donut, de Kate Raworth

Título: Economia Donut
Autor: Kate Raworth
Pág.: 240
Data de Lançamento: 23.02.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Economia Donut, da autoria da economista, investigadora e professora Kate Raworth – que chegou às livrarias na sexta-feira, dia 23 de fevereiro – propõe um novo e arrojado modelo económico que se adequa ao século XXI, em que uma bússola em forma de donut aponta a direção do progresso da humanidade. Ambicioso, radical e com argumentos rigorosos, este livro poderá redesenhar o futuro da economia para a nova geração e foi considerado um dos melhores do ano para o Financial Time e um dos 100 mais notáveis do ano para o The New York Times. Assim, em sete capítulos, a autora apresenta as formas de pensar como um economista do século XXI, de forma acessível, mesmo para pessoas sem conhecimento no assunto:
1) Mudar a Meta
2) Ter uma Visão de Conjunto
3) Estimular a Natureza Humana
4) Tornar-se Proficiente em Sistemas
5) Conceber para Distribuir
6) Criar para Regenerar
7) Ser Agnóstico em Relação ao Crescimento

Sinopse: A economia está de rastos. Não conseguiu prever, nem sequer impedir, as crises financeiras que abalaram os alicerces das sociedades. Haverá uma solução? Em Economia Donut, a investigadora de Oxford Kate Raworth identifica os sete aspetos críticos do sistema económico reinante que conduziriam ao descontrolo atual, e define linhas orientadoras que poderão trazer a humanidade para uma zona de paz, onde as necessidades gerais ficarão satisfeitas com os meios disponíveis no planeta.

Sobre a autora: Kate Raworth é uma economista cuja investigação se centra nos desafios sociais e ecológicos específicos do século XXI. É investigadora e professora do Environmental Change Institute da Universidade de Oxford e membro do Cambridge Institute for Sustainability Leadership. Ao longo das duas últimas décadas Kate Raworth trabalhou como investigadora na Oxfam, como coautora do Relatório do Desenvolvimento Humano das Nações Unidas e como membro do Overseas Development Institute nas aldeias de Zanzibar. Foi considerada pelo Guardian uma das dez principais tweeters sobre a transformação da economia.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.