Home / Artigos / Refletindo sobre… (15)

Refletindo sobre… (15)

Refletindo

Hoje é o vigésimo segundo dia de 2018 e queria celebrar convosco o facto de ainda não ter comprado um único livro desde que o ano começou. Apesar de não ter sido um objetivo claramente expresso para 2018, no sentido em que não me propus a ficar x dias sem comprar livros ou que, por exemplo, só podia comprar um livro ao fim de ter lido x da pilha, estava consciente que queria diminuir ao máximo as compras de livros, com a consequência natural de pegar em livros que aguardam há muito a sua vez.

Para mim, comprar livros é uma recompensa emocional. Compro livros porque acho que mereço, porque aumentar a minha estante me faz feliz e ajuda a suportar as coisas menos boas na minha vida. Por outro lado, vem a angústia de saber que tenho cada vez mais livros a acumular pó durante anos (bem, na verdade não apanham muito pó porque tenho estantes com portas de vidro, mas vocês percebem o que quero dizer).

Penso que, em 2017, não houve uma única promoção de 20% em novidades da Fnac ou da Wook em que não tenha comprado livros. Quantos desses é que entretanto já li? Pois. A verdade é que, felizmente, o dinheiro que gasto em livros não me priva de outras coisas mais importantes. Posso comprar livros sem que isso tenha impacto relevante nas minhas finanças pessoais, pelo que a minha vontade em reduzir a compra não tem propriamente origem na necessidade de poupança. Já por aqui comentei convosco, noutras ocasiões, que enquanto aumentar a pilha de livros por ler me fizesse unicamente feliz, não me iria preocupar com isso. Mas, neste preciso momento, está a começar a mexer-me com os nervos e por isso decidi fazer alguma coisa em relação a isso.

Sinceramente, não sei quanto tempo isto vai durar. Nestes dias, já me senti tentada com alguns saldos que encontrei em lojas online, mas resisti epicamente (e podem crer que a minha resistência foi mesmo épica – cheguei a ter livros adicionados ao carrinho de compras). Em tempos, escrevi aqui para o blogue um post sobre Deitar abaixo a pilha de livros por ler, onde estava bastante racional relativamente à compra de livros. Vamos lá tentar seguir as dicas! E se tiverem outras, sintam-se à vontade para partilhá-las comigo.

(Prometo que, mais para a frente, volto para vos atualizar relativamente às compras de livros. Ah, e se entretanto quiserem espreitar a lista gigantesca de livros que tenho por ler, rumem a esta página.)


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.