Home / Novidades / Novidade Livros do Brasil | A Metamorfose, de Franz Kafka

Novidade Livros do Brasil | A Metamorfose, de Franz Kafka

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Pág.: 96
Data de Lançamento: 25.01.2018
Comprar aqui (link afiliado)

Publicado originalmente em 1915, A Metamorfose é um texto central na obra de Franz Kafka, uma parábola sobre a alienação humana, uma narrativa sobre o absurdo da vida e sobre os processos de exclusão, que conserva ainda hoje toda a sua carga revolucionária. Com tradução do alemão por Álvaro Gonçalves, que assina também o prefácio e a cronologia do autor, o livro foi lançado a 25 de janeiro na coleção Miniatura da Livros do Brasil.
«Quando uma manhã Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos, viu-se na sua cama transformado num monstruoso inseto.» — assim se inicia esta espantosa e terrível história de um homem frente a frente com a sua repugnância, obrigado a esconder-se no interior dos seus aposentos, progressivamente rejeitado pela família, varrido por fim da sociedade com uma total e trágica indiferença. O absurdo da condição humana, o sentimento de alienação da vida e os constrangimentos de uma existência confinada são alguns dos temas, atuais até hoje, que o escritor surrealista nos apresenta.

Sobre o autor: Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, numa família da média burguesia judia de expressão alemã. Tendo concluído os estudos jurídicos com o título de Doutor em Direito em 1906, começou dois anos depois a revelar os seus primeiros textos em revistas literárias. A Metamorfose, novela que viria a afirmar-se como uma das suas obras de referência, foi publicada em 1915. Publicou em vida apenas sete pequenos livros, três deles antologias de textos e contos. A 3 de junho de 1924, não resistindo à tuberculose que havia contraído em 1917, morreu num sanatório em Kierling, a poucos quilómetros de Viena, deixando três romances fragmentários que seriam publicados postumamente pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod: O Processo (1925), O Castelo (1926) e América (1927). A sua obra, centrada no homem solitário moderno, refém de uma vida absurda, tornar-se-ia uma das mais influentes do mundo literário do século XX.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.