Home / Artigos / Refletindo sobre… (9)

Refletindo sobre… (9)

Refletindo

Há uma coisa que me tem acontecido como leitora nos últimos anos e que só agora reparei tratar-se de uma espécie de padrão: chego a dezembro e a minha vontade de ler cai a pique. Sim, eu sei que o frio e o mau tempo que se fazem  sentir são um convite quase irrecusável ao aconchego debaixo de uma manta na companhia de um livro, mas penso que a chegada do advento faz com que a minha mente ligue o botão do Natal, ao qual associo invariavelmente tempo com a família.

Estou a ler, claro, mas a um ritmo inferior ao dos últimos meses. Para entrar no espírito, uma das leituras atuais é Gloria in Excelsis – As Mais Belas Histórias Portuguesas de Natal, uma coletânea de contos de autores portugueses organizada por Vasco Graça Moura e que inclui Eça de Queirós ou José Saramago. Estando a coletânea organizada cronologicamente pela data de nascimento do autor, naturalmente os primeiros contos transportam o leitor para outras épocas e realidades. Já li vários nomes que desconhecia (José Maria de Andrade Ferreira ou Brito Camacho, por exemplo) e só por isso penso já estar a valer a pena. Prometo que quando terminar partilharei convosco a minha opinião. 

Mas a verdade é que a minha mente anda algo afastada dos livros (não muito, claro, mas vocês entendem). Estou a pensar nas prendas de Natal que ainda me falta comprar e, acima de tudo, em como poderei tornar esta época especial para o meu filho; dias que ele mais tarde recordará com alegria e alguma saudade, assim como eu faço agora. Estaremos ocupados a construir memórias e recordações. 

Janeiro será, como de costume, altura de recomeços. Costumo iniciar o ano a todo o gás e já tenho algumas leituras pensadas para o próximo mês. Estou ansiosa por lá chegar e poder partilhá-las convosco! 


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.