Título: O Livro Português das Fábulas
Autor: José Viale Moutinho
Pág.: 486
Data de Lançamento: 17.11.2017
O Livro Português das Fábulas, de José Viale Moutinho, chegou às livrarias a 17 de novembro. Esta é uma importante reunião do universo fabulístico nacional, representado um enorme contributo para a preservação e divulgação do património cultural português. Da tradição popular a Fernando Pessoa, esta obra reúne 182 fábulas e 38 autores. É uma edição exemplar, com ilustrações de época e com breves biografias dos autores registados. Contém ainda um manuscrito do século XV, descoberto por Leite de Vasconcelos na Biblioteca Palatina de Viena, assim como escritos de Fernão Fernão Lopes, Almeida Garrett, Bocage, Camilo Castelo Branco, Marquesa de Alorna, João de Deus, Trindade Coelho, entre outros.
Sinopse: Um livro que apela aos nossos afetos e às nossas memórias. O Livro Português das Fábulas é uma importante reunião do universo fabulístico nacional. As fábulas podem ter surgido no Oriente mas rapidamente foram apropriadas e adotadas por outras culturas. O Livro Português das Fábulas reúne este património imaterial do imaginário português que, ao contrário do que se possa julgar, ainda se mantém vivo. Desde o anonimato dos tempos antigos à história literária, também os nossos escritores nos deram belíssimas fábulas com importantes lições de vida e de moral. Reunindo 182 fábulas e 38 autores, esta é uma edição exemplar, com ilustrações de época e com breves biografias dos autores registados. Neste volume encontramos um manuscrito do século XV, descoberto por Leite de Vasconcelos na Biblioteca Palatina de Viena, assim como escritos de Fernão Lopes, Almeida Garrett, Bocage, Camilo Castelo Branco, Marquesa de Alorna, João de Deus, Trindade Coelho e Fernando Pessoa, entre outros autores.
Sobre o autor: José Viale Moutinho, nascido no Funchal em 1945, é poeta, ficcionista e ensaísta. Possui uma vasta obra editada nas áreas do conto, ensaio, poesia, literatura infantil e na recolha de literatura tradicional portuguesa. Foi distinguido com o Grande Prémio de Conto de Camilo Castelo Branco/APE em 2000, com o Pedrón de Honra da Fundación Pedrón de Ouro, de Santiago de Compostela, em 1995, com o Prémio Rosalía de Castro do Pen Club da Galiza em 2012 e com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores em 2016.