Home / Novidades / Novidade Sextante Editora | Muitas coisas e um pássaro, de Joaquim Pais de Brito

Novidade Sextante Editora | Muitas coisas e um pássaro, de Joaquim Pais de Brito

pássaroTítulo: Muitas coisas e um pássaro
Autor: Joaquim Pais de Brito
Pág.: 256
Data de Lançamento: 23.11.2017

A Sextante Editora publica a 23 de novembro Muitas coisas e um pássaro, um livro de Joaquim Pais de Brito, um dos mais importantes antropólogos portugueses, onde este retrata a sua paixão pelo mundo e suas gentes, e reflete sobre a antropologia, o trabalho de campo, as artes populares e as políticas culturais. O autor, que durante 22 anos foi diretor do Museu Nacional de Etnologia, é aqui convidado a abordar o seu percurso profissional a partir de cinco motivos: um desenho, uma imagem, um texto, um objeto, um som. Fala-se então apaixonadamente de teatro, de literatura, de etnografia, de museus, de exposições, de alunos, do Portugal rural e urbano, do cantar do carro de bois, de fado… E de motivações, escolhas e, também, acasos que o conduzem a refletir, enquanto antropólogo, sobre questões de museologia, formação e conhecimento. No caminho surge-nos um pequeno pássaro intrometido que o acompanha há muitos anos, e que gosta de participar nessa reflexão. Professor e orador entusiasmado, Joaquim Pais de Brito é conhecido pelas tomadas de posição bastante marcadas que faz da sua antropologia uma forma de ver e de pensar o mundo, e até mesmo de agir sobre o mundo, mais do que uma simples disciplina de formação.

Sobre o autor: Joaquim Pais de Brito, nascido em 1945 em Nelas, é professor emérito de Antropologia do ISCTE e foi diretor do Museu Nacional de Etnologia durante 22 anos, entre 1993 e 2015. Culto, direto e implicado, aparece regularmente na imprensa e na televisão, solicitado a propósito de um tema, de uma personalidade ou de uma exposição. Recebeu o Prémio P.E.N. de Ensaio pelo seu livro Retrato de Aldeia com Espelho. Ensaio sobre Rio de Onor, em 1996 e, em 2002, foi distinguido pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem de Mérito Cultural.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.