Home / Novidades / Novidade Desassossego | Mulheres na Política. Retratos na Primeira Pessoa, de Alberta Marques Fernandes

Novidade Desassossego | Mulheres na Política. Retratos na Primeira Pessoa, de Alberta Marques Fernandes

RetratosTítulo: Mulheres na Política. Retratos na Primeira Pessoa
Autor: Alberta Marques Fernandes
Pág.: 352
Data de Lançamento: 03.11.2017

Sinopse: Nunca como agora as mulheres se destacaram tanto na política portuguesa. Pela primeira vez em Portugal, o número de mulheres no Parlamento ultrapassa os 30% e duas lideram partidos. Combativas, modernas, determinadas e comprometidas com a causa pública, não se amedrontam com o facto de o caminho na política ser mais difícil para as mulheres. É o que Assunção Cristas, Catarina Martins, Cecília Meireles, Isabel Moreira, Mariana Mortágua, Rita Rato e Teresa Leal Coelho têm em comum entre elas, mas também com outras mulheres ativas na política. Sete parlamentares, de lugares e experiências de vida distintos, falam em nome próprio e com a firme convicção de que o melhor está para vir, que a vida política ainda mal começou e que vão continuar a trilhar os caminhos necessários na busca por mudança.

Sobre a autora: Filha de Alberto e Luísa Marques Fernandes, nasci no Porto a 19 de janeiro de 1968. Sou a mais velha e única rapariga de cinco irmãos. O José, o João, o Augusto e o Pedro são, logo a seguir à minha filha Luísa, os meus pilares na vida, já que os pais nos deixaram cedo demais. Sou jornalista desde 1991 e estreei-me aos microfones da Rádio Renascença como estagiária. Foi também como estagiária que a 6 de outubro de 1992 inaugurei a SIC, a primeira televisão privada em Portugal, com a apresentação de um noticiário. Já apresentei todos os horários dos espaços de informação na SIC e depois na RTP, onde estou desde 2001. Especializei-me no trabalho de estúdio, em particular, na apresentação de noticiários, moderação de debates ou apresentação de programas de informação dos quais destaco “Justiça Cega” e “Fora da Caixa”, este último de minha autoria. Ao longo da carreira já fui enviada especial ao Vaticano, à Bósnia e a Angola, fazendo a cobertura de diversos eventos e reportagens de maior fôlego. Em 2006, escrevi o meu primeiro livro, As Primeiras-Damas Depois do 25 de Abril, editado pela Esfera dos Livros. Em paralelo com a atividade jornalística, fiz algumas incursões na docência universitária, nomeadamente na área de formação académica. Licenciei-me em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada em 1991.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.