Novidade Bertrand | Casanova, de Laurence Bergreen

CasanovaTítulo: Casanova – A Vida de um Génio Sedutor
Autor: Laurence Bergreen
Pág.: 568
Data de Lançamento: 17.11.2017

Eternamente associado à reputação de sedutor, o veneziano Casanova é muito mais do que aquilo que a cultura popular fez dele. Nesta nova biografia, «Casanova», Laurence Bergreen apresenta o lado intelectual desta figura história, não deixando de parte as suas conquistas, num relato brilhante da vida, aventuras e percalços do génio sedutor. Aventureiro e provido de uma curiosidade sem limites, Casanova faz jus ao espírito da cidade que o viu nascer, Veneza, considerada a cidade europeia mais libertina do século XVIII. Os seus pormenorizados e honestos diários, resgatados por Bergreen nesta epopeia, atestam a sua reputação de galã e dão a conhecer a sua mente extraordinária, que se reflete num conjunto de viagens e ideias disruptivas, desde a invenção da lotaria nacional, passando pela amizade e rivalidade com Voltaire, ao plano para europeizar a Rússia. O talento singular de Laurence Bergreen traz-nos um retrato psicológico informativo e fascinante de uma personalidade central da sociedade ocidental, e apresenta-nos, simultaneamente, um retrato vívido, político e social, de um dos períodos mais entusiasmantes da História. Nas livrarias desde 17 de novembro.

Sinopse: Hoje em dia, o nome de Casanova é sinónimo de «conquistador» ou de «homem sedutor». Nascido em Veneza, tida como a cidade mais libertina da Europa, a vida de Casanova veio reforçar a reputação de Veneza — e, contudo, vai muito além das suas tão propaladas conquistas. Filho de pais atores e educado por uma avó analfabeta, Giacomo Casanova, um homem genial e curioso, foi preso ainda jovem por ler livros proibidos. Orquestrou uma fuga dramática da prisão de Veneza — e foi a única pessoa que alguma vez conseguiu tal feito. Viajou por toda a Europa. Viveu em França, onde inventou a lotaria nacional e se imiscuiu na corte de Luís XV, estando presente em Versalhes aquando da tentativa de assassinato. Era amigo, correspondente e rival de Voltaire, cujos talentos literários não considerava superiores os seus. Conheceu a imperatriz Catarina, a Grande, na sua juventude e discutiu com ela planos para europeizar a Rússia. Apesar dos pormenorizados relatos das suas conquistas, insistiu sempre que o seu segredo era que as mulheres é que o seduziam a ele e não o contrário. Graças aos seus diários cândidos, pormenorizados e honestos, e à sua longa e animada vida, Casanova permite- nos um olhar privilegiado sobre o século XVIII e algumas das maiores personalidades da Europa.

Sobre o autor: Laurence Bergreen é um historiador e biógrafo americano. Escreveu para várias publicações, entre elas o New York Times, o Los Angeles Times, o Wall Street Journal, o Chicago Tribune, a Newsweek e a Esquire. Foi professor na New School for Social Research e é membro do PEN American Center, do Explorers Club, da Authors Guild e do Board of Trustees of the New York Society Library. Vive em Nova Iorque.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.