Novidade Quetzal | O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas, de José Tolentino Mendonça

CaminhoTítulo: O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas
Autor: José Tolentino Mendonça
Pág.: 200
Data de Lançamento: 22.09.2017

É eterna, a busca pelo sentido da vida. Mas há um momento chave em que percebemos que são as perguntas, e não as respostas, que nos deixam mais perto dele. O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas é uma longa conversa onde se cruzam cinema, literatura e memórias, como pretexto para uma aproximação mais espiritual às questões fundamentais. Num mundo que nos dispersa e, ao mesmo tempo, nos absorve na sua imensidão e rapidez, José Tolentino Mendonça, um dos mais importantes ensaístas portugueses da atualidade, convoca-nos para uma reflexão e para um contacto mais próximo com as questões da fé no quotidiano. No seu estilo sereno e delicado, José Tolentino Mendonça, convoca-nos para uma viagem de regresso, de reinvenção de nós próprios através do questionamento pessoal.

Com este livro, a Quetzal dá início a uma coleção de ensaios de cariz teológico e filosófico, da autoria de José Tolentino Mendonça, garantindo também o esmero estético e cuidado editorial – marcas distintivas da editora – à sólida obra ensaística deste autor de comprovado sucesso e reconhecimento. O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas, que terá apresentações no Funchal, a 29 de setembro, em Lisboa, no dia 2 de outubro e no Porto, a 7 de outubro. O livro chega às livrarias a 22 de setembro.

Sinopse: Há um momento em que percebemos que são as perguntas (e não as respostas) que nos deixam mais perto do sentido. Sabemos que as respostas são úteis, sim, e que precisamos delas para continuar a viver – mas a vida transforma as próprias respostas em perguntas ainda maiores. A espiritualidade tem de ser uma oportunidade para o reencontro com interrogações fundamentais, mesmo se desacreditadas num quotidiano que nos dispersa de forma cada vez mais absorvente: «Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? A quem pertenço? Por quem ou por que coisa posso ser salvo?» Talvez tenhamos arrumado demasiado depressa a religião no lado das respostas – e esquecido as grandes perguntas que ela nunca deixou de nos dirigir. Guiados por um dos mais importantes ensaístas portugueses de hoje – um pensador com grande experiência de escuta dos outros –, em O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas entramos, mais do que numa viagem de regresso, num itinerário de reinvenção de nós mesmos. Na senda daquilo a que já nos habituou em obras anteriores, tanto de reflexão teológica e filosófica como de poesia, José Tolentino Mendonça abre aqui as páginas de um livro singular e corajoso: o das perguntas sobre a nossa vida.

Sobre o autor: Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive em Lisboa, onde, entre outras responsabilidades académicas e pastorais, é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (onde se doutorou em Teologia), diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e capelão da capela do Rato. É também consultor do Pontifício Conselho para a Cultura (órgão do Vaticano). Tem publicado diversos livros de poesia, ensaio e teatro na editora Assírio & Alvim e colaborado em muitos outros como tradutor e organizador. Para José Tolentino Mendonça, «a poesia é a arte de resistir ao seu tempo». A sua obra tem sido distinguida com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e, mais recentemente, o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.