Novidade Porto Editora | Somente a Verdade, de José Paulo Cavalcanti Filho

SomenteTítulo: Somente a Verdade
Autor: José Paulo Cavalcanti Filho
Pág.: 176
Data de Lançamento: 14.09.2017

No dia 14 de setembro, a Porto Editora fez chegar às livrarias Somente a Verdade, de José Paulo Cavalcanti Filho, advogado brasileiro e reconhecido biógrafo de Fernando Pessoa.

Após ter passado oito anos a pesquisar e a escrever sobre a vida do poeta português, uma investigação da qual resulta Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia, monumental obra multipremiada, o ex-Ministro da Justiça do Brasil decide agora partilhar algumas memórias de casos que passaram pelo seu escritório de advocacia.

São 22 relatos que de convencional têm muito pouco: a mãe que decidiu morrer só depois de enterrar o filho (baseado na experiência do autor na Comissão Nacional para a verdade, criada para apurar os crimes da ditadura brasileira); ou o caso dos 3 canibais, um exclusivo da edição portuguesa, e incluído pelo autor pela relação dos principais acusados com Portugal.

Com o talento de contador de histórias que revelou em Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia, José Paulo Cavalcanti Filho abre ao leitor o seu universo pessoal e, ao mesmo tempo, confessa o seu fascínio pela natureza humana e celebra as incertezas do mundo.

No dia 17 de setembro, no encerramento da Feira do Livro do Porto 2017, o autor é o convidado especial do Porto de Encontro, um ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora e pelo jornalista Sérgio Almeida. A partir das 16:00, Somente a Verdade e o bestseller Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia dão o mote para uma conversa, que conta ainda com a participação de José Carlos Vasconcelos.

Sinopse: Numa espécie de homenagem a Pablo Neruda e seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, os 22 deliciosos contos deste Somente a verdade têm origem no fascínio de José Paulo Cavalcanti pela natureza humana. Os Sanchos e Quixotes que somos. A falecida que convidou amigos para o enterro do irmão, a mulher que sonhava com um beijo e a mãe que decidiu só morrer depois de enterrar o filho, são alguns dos casos presenciados pelo autor no seu escritório de advocacia. Histórias reais, aqui narradas com sabor de ficção literária, sobre a certeza de que a verdade, muitas vezes, é só aparente. 

Sobre o autor: José Paulo Cavalcanti é advogado no Recife, consultor da UNESCO e do Banco Mundial, ex-Ministro da Justiça, membro da Comissão Nacional da Verdade e membro da Academia Pernambucana de Letras. Autor de Fernando Pessoa, uma quase autobiografia, e vencedor de vários prémios, incluindo o Jabuti, o da Bienal do Livro e o da Academia Brasileira de Letras; em Portugal, o Dário Castro Alves; em Itália, o II Molinello.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.