Man Booker Prize 2017 – Finalistas

Foram ontem anunciados os seis finalistas do prémio literário Man Booker Prize deste ano. Aqui estão eles:

  • 4 3 2 1, Paul Auster (Edições Asa)
  • History of Wolves, Emily Fridlund
  • Exit West, Mohsin Hamid
  • Elmet, Fiona Mozley
  • Lincoln no Bardo, George Saunders (Relógio d’Água)
  • Outono, Ali Smith (Elsinore)

Dos concorrentes ao prémio final, que se cifra em 50.000 libras, estão três autores norte-americanos e três britânicos (ainda que Mohsin Hamid tenha nascido no Paquistão e tenha, mais tarde, adquirido nacionalidade inglesa). Para já, três dos finalistas estão publicados em Portugal, sendo que da lista inicial de nomeados publicaram-se também por cá Dias sem Fim, de Sebastian Barry (Bertrand), O Ministério da Felicidade Suprema, de Arundhati Roy (Edições Asa), Swing Time, de Zadie Smith (Dom Quixote) e A Estrada Subterrânea, de Colson Whitehead (Alfaguara). Este último, vencedor do Prémio Pulitzer para a Ficção de 2017 foi a ausência mais surpreendente na lista de finalistas.

O vencedor será anunciado a 17 de outubro. Recorde-se que, em 2016, este prémio literário foi atribuído a O Vendido, de Paul Beatty, publicado em Portugal pela Elsinore.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.