Quetzal na Feira do Livro do Porto

PortoLaurent Binet, Teju Cole, Frederico Lourenço, Anabela Mota Ribeiro, Bruno Vieira Amaral e José Luís Peixoto são alguns dos autores publicados no catálogo da Quetzal que vão estar na Feira do Livro do Porto.

Homenageando Sophia de Mello Breyner, a grande festa do livro portuense regressa aos jardins do Palácio de Cristal – entre 1 e 17 de setembro – e vários dos nossos escritores estarão presentes ao longo do certame. No sábado, dia 2 de setembro, às 19h, poderá assistir ao debate subordinado ao verso de Sophia, «A terra o sol o vento o mar / são minha biografia e são meu rosto», em que o tradutor da Bíblia, Frederico Lourenço, participará, com Ana Luísa Amaral e Miguel Sousa Tavares. Mais tarde, no mesmo dia, às 21h30, há sessão de cinema: José Eduardo Agualusa, autor de A Sociedade dos Sonhadores Involuntários, apresentará o filme de Elia Kazan Quando o rio se enfurece.

Domingo, 3 setembro, às 16h, José Luís Peixoto, cujo novo livro – O Caminho Imperfeito – é lançado no final de Setembro, participa no debate «O sagrado e o profano na literatura», com Patrícia Reis e João Paulo Sacadura. Na semana seguinte, a 10 de setembro (às 16h00), domingo, Teju Cole, o autor de Cidade Aberta e de Todos os Dias São Bons para Roubar (que já foi comparado a J.M. Coetzee, W.G. Sebald e Henry James), conversa com Isabel Lucas sobre os «Caminhos da nova literatura africana». Ainda no domingo às 19h, Bruno Vieira Amaral, autor de Hoje Estarás Comigo no Paraíso, discute «Memória e identidade, ou África na formação da nova identidade portuguesa», com Djaimilia Pereira de Almeida e Carlos Vaz Marques.

Sexta, dia 15, às 21h30, Bruno Vieira Amaral regressa à feira para a sessão, As Primeiras Coisas em viva voz, uma leitura do seu aclamado primeiro romance, com Ana Celeste Ferreira e Rui Couceiro.

Laurent Binet, o autor do divertido A Sétima Função da Linguagem, junta-se a Ana Sousa Dias para discutir os choques e as continuidades entre realidade e ficção, e sobre a linguagem como instrumento de transformação do Homem e do mundo – no dia 16, sábado, pelas 19h.

No último dia, domingo, 17 de setembro, Anabela Mota Ribeiro (autora de A Flor Amarela), apresenta o filme Um Caso de Vida ou de Morte, de Michael Powell e Emeric Pressburger. Um ponto final numa festa que certamente atrairá leitores e admiradores ao centro da cidade do Porto.

Fonte: Nota de Imprensa Quetzal

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.