Autor: B.A. Paris
Título Original: Behind Closed Doors (2016)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 264
ISBN: 9789722360593
Tradutor: Marta Mendonça
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Ah, as maravilhas de ler um livro de uma assentada. Há muito tempo que não me acontecia, um livro tirar-me o sono e fazer-me ficar completamente agarrada às suas páginas, ávida de saber o desfecho da história. Ao Fechar a Porta, thriller de estreia da autora franco-irlandesa B.A. Paris, conseguiu esse feito.
Quando a história se inicia, conhecemos Jack e Grace, o casal perfeito. Num jantar com amigos em casa dos dois, tudo é maravilhoso: a refeição, cozinhada por Grace, é requintada e primorosa; a conversa elevada; o casal, um modelo de perfeição admirado sem rodeios pelos seus pares. Mas nem por isso o leitor deixa de sentir, logo desde o início, que algo não está bem. Aliás, desde cedo que a natureza da relação entre Jack e Grace fica mais ou menos definida, restando ao leitor ir descobrindo, ao longo das páginas, a dimensão do terror deste relacionamento.
Optando por uma narrativa que alterna presente e passado através da voz de Grace, B.A. Paris vai revelando, passo-a-passo, como Jack e Grace se conheceram e como Millie, a irmã de Grace portadora de Síndrome de Down, foi peça essencial no dia-a-dia doentio que Grace descreve quando acompanhamos a sua vida presente. Aliás, a relação entre as irmãs surge, e muito bem, como contraponto ao que Grace sente em relação a Jack e funciona como farol de esperança para a situação complicada em que Grace se encontra.
Ao Fechar a Porta é um livro construído em volta dos extremos da violência psicológica, e que por isso vive da credibilidade que consegue gerar na descrição das personagens principais e das relações entre elas. E isso está muito bem feito. A apontar um defeito, seria talvez a necessidade de um pouco mais de tridimensionalidade na personalidade de Jack, cuja malvadez intrínseca parece por vezes um pouco caricatural. Mas essa ideia surgiu-me após refletir um pouco sobre o que tinha acabado de ler, porque a verdade é que, enquanto a leitura decorria, não conseguia pensar em mais nada para além da necessidade que tinha em saber qual seria o desfecho da história e o destino das personagens. O final é muito satisfatório e possui contornos perversamente deliciosos.
Em suma, foi uma leitura perturbadora, absorvente e trepidante, que me conseguiu prender do início ao fim, sem nunca apresentar momentos menos interessantes. Dos melhores thrillers psicológicos que já li e uma das melhores leituras do ano até agora! Recomendo.
Classificação: 5/5 – Adorei
Nota: Para mais informações sobre Ao Fechar a Porta, clica aqui.