Home / Célia / Opinião: A banda | Chico Buarque

Opinião: A banda | Chico Buarque

BandaAutor: Chico Buarque
Ilustradores: Nádia Albuquerque e Tiago Albuquerque
Ano de Publicação:
2017
Editora: Alfaguara
Páginas: 36
ISBN: 9789896652340
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Escrita e composta por Chico Buarque em 1966, A banda venceu o II Festival de Música Popular Brasileira, para o qual foi escrita, e conheceu um sucesso imediato nesse mesmo ano.

Afonso Cruz viu na letra desta canção a celebração da vida e a vitória da música sobre a prisão das rotinas cinzentas e burocráticas.

A banda passa e a música liberta-nos e relembra-nos que, antes de sermos o que somos, podíamos ser o que quiséssemos.

Opinião: Primeiro volume da “Coleção Afonso Cruz”, A Banda é um livro ilustrado que recupera a famosa canção homónima de Chico Buarque. Esta coleção, com curadoria de Afonso Cruz, pretende dar a conhecer alguns dos textos que mais marcaram o escritor português, com ilustrações de artistas portugueses. Para já, sabe-se que a coleção irá ter dois títulos por ano, sem formato fixo.

O texto de A Banda é a letra da música de Chico Buarque que, passo a passo, nos vai dando a conhecer a passagem de uma banda de música numa rua. As personagens que vão surgindo – desde o homem sério à moça triste – parecem ganhar nova vida com a música que ouvem, tornando-se esta uma metáfora perfeita para os momentos efémeros de felicidade plena com que a vida nos vai brindando. A música, essa, é a magia que lhe dá cor.

E por falar em cor, é preciso não esquecer as maravilhosas ilustrações que acompanham as palavras de Chico Buarque: os tons cinzentos são substituídos pelas cores quentes, em tons de laranja, assim que a banda surge em cena, transmitindo a vivacidade da própria música. A repetição do cenário, ainda que as cores e as personagens se vão alterando, acompanha de forma perfeita o ritmo da música.

Este primeiro volume da “Coleção Afonso Cruz” é uma excelente estreia, que deixa sem dúvida uma grande curiosidade por saber o que se vai seguir.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.