Home / Novidades / Novidade Actual | Obrigado pelo atraso, de Thomas Friedman

Novidade Actual | Obrigado pelo atraso, de Thomas Friedman

AtrasoTítulo: Obrigado pelo atraso
Autor: Thomas Friedman
Pág.: 540
Data de Lançamento: Maio 2017

Sinopse: Um guia de campo para o século XXI, escrito por um dos seus observadores mais célebres.

Todos nós o sentimos que se está a passar algo grandioso: sentimo-lo no local de trabalho, quando falamos com os nossos filhos, quando lemos os jornais ou vemos o noticiário. As nossas vidas estão a ser transformadas por todos os lados ao mesmo tempo, e é estonteante.

Em Thank You for Being Late, um trabalho diferente de todos os anteriores, Thomas L. Friedman expõe os movimentos tectónicos que estão a redefinir o mundo de hoje e explica como tirar o máximo proveito deles e amortecer os piores impactos.

Nunca mais vamos olhar para o mundo da mesma forma depois de ler este livro: o modo como entendemos as notícias, o trabalho que fazemos, a educação de que os nossos filhos precisam, os investimentos que o nosso empregador tem de fazer e as escolhas morais e geopolíticas em que o nosso país tem de navegar – tudo isto será remodelado pela original análise de Friedman.

Friedman começa por nos levar à sua própria maneira de ver o mundo. Depois de um rápido editorial, passa a escrever o que se poderia chamar uma coluna gigante sobre o século XXI.

A sua tese é a seguinte: para entender o século XXI, precisamos de entender que as três maiores forças do planeta – A Lei de Moore (tecnologia), o Mercado (globalização) e a Mãe Natureza (alterações climáticas e perda de biodiversidade) estão em aceleramento simultâneo.

Estas acelerações estão a transformar cinco pontos-chave: o local de trabalho, a política, a geopolítica, a ética e a comunidade.

Sobre o autor: Thomas Friedman iniciou a sua carreira no jornal “The New York Times” em 1981 como jornalista da área financeira, especializado em temas relacionados com o petróleo. Três vezes vencedor do Prémio Pulitzer, viajou por todo o mundo como jornalista e especializou-se no conflito do Médio Oriente, no fim da Guerra Fria, na política interna e internacional dos EUA e no impacto da ameaça terrorista mundial. Friedman é autor do livro “From Beirut to Jerusalem” (editado em 1989), que conquistou os Prémios National Book e Overseas Press Club nesse mesmo ano e fez parte na lista dos bestsellers do New York Times durante quase um ano. Também escreveu “O Lexus e a Oliveira” (editado nos EUA em 1999 e em Portugal em 2000), um dos livros mais vendidos na área dos negócios em 1999 e que venceu do Prémio 2000 Overseas Press Club na categoria de melhor livro de política internacional. O seu grande sucesso literário é “O Mundo é Plano” (editado em Portugal pela Actual Editora em 2005), que ganhou o primeiro prémio para melhor livro de negócios atribuído pelo Financial Times e pela Goldman Sachs. Thomas L. Friedman licenciou-se na Universidade de Brandeis com uma especialização em Estudos Mediterrâneos e tem um mestrado em Estudos Modernos do Médio Oriente da Universidade de Oxford. Vive em Bethesda, no Estado norte-americano de Maryland, com a sua mulher, Ann, e as suas duas filhas. Para ficar a conhecer mais sobre o autor, esta e outras obras suas consulte: www.thomaslfriedman.com


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.