Home / Novidades / Novidade Porto Editora | O livro grande de Tebas navio e Mariana, de Mário de Carvalho

Novidade Porto Editora | O livro grande de Tebas navio e Mariana, de Mário de Carvalho

TebasTítulo: O livro grande de Tebas navio e Mariana
Autor: Mário de Carvalho
Pág.: 296
Data de Lançamento: 03.02.2017

Em 1982 Mário de Carvalho publicava o seu primeiro romance, O livro grande de Tebas navio e Mariana, aquele que seria o ponto de partida para a obra do autor que, na altura, «já era escritor». Quem o diz é Manuel Frias Martins no prefácio à nova edição deste livro, que a Porto Editora publica a 2 de fevereiro. Em O livro grande de Tebas navio e Mariana, história de peripécias, numa demanda por uma cidade mítica inalcançável, é já possível encontrar referências, imaginários e angústias que o autor recuperará noutros livros, mais tarde. Mário de Carvalho encontrará diferenças, hoje, do jovem escritor da altura, mas reconhece essa matriz que marcará a sua obra, como o próprio defende no texto que introduz esta edição.

Sinopse: Era um navio-resumo de todos os navios que em todos os tempos houve

Uma perturbada viagem, por mar e terras do longe, em busca do sentido último da história colectiva e do destino individual do homem: a demanda de uma cidade mítica, envolta em espessa bruma, nem fria nem quente, nem seca nem húmida, guardada ao alto por cem torres escuras e quadradas, defendida por mil portas pequenas e gradas e há muitos mil anos cercada por infindas legiões de silentes, serenos, solenes guerreiros.

Sobre o autor: Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico. Desde então, tem praticado diversos géneros literários, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Nas diversas modalidades de Romance, Conto e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários portugueses mais prestigiados (designadamente os Grandes Prémios de Romance, Conto e Teatro da APE, o prémio do PEN Clube e o prémio internacional Pégaso). Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.