Novidade Dom Quixote | Dias Comuns VIII – Livro das Insónias Sem Mestre, de José Gomes Ferreira

InsóniasTítulo: Dias Comuns VIII – Livro das Insónias Sem Mestre
Autor: José Gomes Ferreira
Pág.: 208
Data de Lançamento: 14.02.2017

Sinopse: O diário Dias Comuns, de José Gomes Ferreira, começou a ser publicado em 1990, cinco anos após a sua morte. Este oitavo volume, Livro das Insónias sem Mestre, dedica-se ao período entre 17 de Agosto de 1969 e 31 de Janeiro de 1970, durante o qual o autor escreveu o seu livro de contos Tempo Escandinavo. Aqui se revela muitíssimo da vida de José Gomes Ferreira, da sua obra e pensamentos mais íntimos, mas também histórias e momentos do panorama literário e político português dos finais da década de 60.

Sobre o autor: Escritor português, nasceu em 1900, no Porto, e morreu em 1985, em Lisboa. A sua poesia encontra-se coligida em Poeta Militante (6 vols., 1977-78). No domínio da ficção, publicou O Mundo dos Outros (1950), Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo (1963), Tempo Escandinavo (1969) e O Irreal Quotidiano (1971). Merecem também referência as suas memórias, com o título A Memória das Palavras (ou o Gosto de Falar de Mim) (1965). Da sua escrita ressalta uma grande preocupação humanística, com constante atenção aos problemas do nosso tempo, glosando temas como a liberdade, a dignidade humana e a solidariedade para com os outros, sobretudo no sofrimento.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.