Novidade Bertrand | O Velho e o Gato, de Nils Uddenberg

Título: O Velho e o Gato
Autor: Nils Uddenberg
Pág.: 224
Data de Lançamento: 10.02.2017

Depois de Um Homem e o Seu Cão, de Thomas Mann, Uma Velha e o Seu Gato e a história de dois cães, de Doris Lessing, e Bestiário de Kafka, de Franz Kafka, chega O Velho e o Gato, de Nils Uddenberg, o quarto livro da série Bichos, com o selo editorial da Bertrand Editora.

Nils Uddenberg, escritor premiado com formação em Psiquiatria, é um homem que nunca quis ter um animal doméstico, sendo surpreendido com a visita inesperada de uma gatinha no seu jardim. Por todos os meios tentou afugentá-la, tendo, inclusivamente, chamado a polícia na expetativa que a levassem, porém, pouco a pouco, o autor acaba por se render aos seus encantos. «A gata, contudo, como já veremos, é detentora de uma vontade de ferro, ou talvez seja melhor descrevê-la como sendo determinada, metódica e cautelosa. Nunca houve um confronto, mas a gata acabou por ter aquilo que queria. Foi assim que tudo começou», recorda o escritor sueco logo nas primeiras páginas do livro.

O Velho e o Gato é o relato real do autor sobre a relação que estabeleceu com a sua gata, a quem chamou de Bichana, e as novas dinâmicas familiares. Uma observação dos limites entre humanos e animais, mas também das infinitas possibilidades desta relação e dos sentimentos que são capazes de despertar nos seus donos. «Como pode uma criatura tão pequena, que nem sequer três quilos pesa, encher-me desta sensação de segurança? Sou tão mais forte do que ela, podia destruí-la a qualquer momento, enquanto ela não tem esse poder sobre mim. Será que é a confiança que me demonstra ter que tanto importa? Sinto-me benevolente e simpático, e ela aceita-o de bom grado. Os bebés, que são igualmente impotentes, despertam nos pais sentimentos idênticos a estes», descreve Nils Uddenberg.

Sinopse: O Velho e o Gato conta a história de como Nils Uddenberg, antigo professor universitário de Psiquiatria, se tornou dono de uma gata, embora nunca tenha querido ter qualquer espécie de animal doméstico. Certa manhã de inverno, o autor encontrou uma gata no jardim da sua casa. A partir desse momento, Kitty introduziu- se, suave mas firmemente, na sua vida, para nunca mais a abandonar. Nils Uddenberg, um escritor premiado com formação em Psiquiatria, não podia deixar de investigar mais profundamente a vida interior do gato, assim como a natureza da relação entre um animal e um ser humano. Com humor e um grande sentido de observação, Nils conta-nos como a sua vida mudou depois de a gatinha ter ido viver para sua casa. Os sentimentos que ela desperta nele são uma surpresa para o autor, que não tarda a dar por si apaixonado pela encantadora gatinha tigrada.

Sobre o autor: Nils Uddenberg foi professor universitário de Psiquiatria. Vive na Suécia.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.