Novidade Contraponto | Política de A a Z, de Pedro Correia e Rodrigo Gonçalves

PolíticaTítulo: Política de A a Z – Um guia para compreender o sistema político português
Autores: Pedro Correia e Rodrigo Gonçalves
Pág.: 312
Data de Lançamento: 20.01.2017

“Política de A a Z”, do consultor de comunicação Pedro Correia e do consultor na área da Liderança e Gestão de Negócios Rodrigo Gonçalves, publicado pela Contraponto, nova chancela de não ficção do Grupo BertrandCírculo, é um guia para compreender todos os segredos da política. Este é um livro pertinente para jornalistas, estudantes e para qualquer cidadão atento à vida política nacional. E não deixa de ser também altamente recomendado para políticos. “Política de A a Z” concilia as perspetivas académica e jornalística, respondendo a questões do dia-a-dia da política – sempre com clareza, distanciamento, inteligência e às vezes ironia.

Sinopse: De A a Z, um guia para compreender todos os segredos da política. Altamente recomendado para políticos, por exemplo. O que é um assessor? O que significa balcanização? Pode um Estado promover o ateísmo? Qual a diferença entre patriotismo e patrioteirismo? O que é o maniqueísmo e porque usamos erradamente a palavra? O que é a imunidade parlamentar (e o que a distingue da imunidade diplomática)? O que é a democracia orgânica e o que a distingue da democracia popular? E o que é a cleptocracia? E a meritocracia? Porque é que a desobediência civil é um dever? O que é o culto da personalidade e o que tem isso a ver com o maoismo? Porque é que coabitação não tem a ver com coligação? Qual a diferença entre socialismo utópico e socialismo científico – e, já agora, socialismo real? O que foi a Quinta Coluna? O que é a partidocracia? O que é a plutocracia? O que tem a ver o positivismo com a política? O que foi o Gulag? E a ANP? O que é uma distopia? Um conservador pode ser liberal? Qual a diferença entre CDE e CDS? E entre cento, centrão, centralismo e centralismo democrático? Existem, mesmo, barões na política portuguesa? E caciques? Qual a diferença entre comentador e comendador? E entre estado-nação e estado de nações? Leninismo e estalinismo são a mesma coisa? O que é a inflação e porque é que ela também é perigosa? O que é o jiadismo? O MRPP foi importante? E o PRD? E o PREC? E o PIB? Qual a diferença entre liberalismo e neoliberalismo? Ainda há miguelistas na política portuguesa? O que foi o Conselho da Revolução? O que o distingue do Conselho de Estado? E o que distingue Conselho da Europa de Conselho Europeu?

Sobre os autores: Pedro Correia tem uma carreira de 30 anos de jornalismo. Atualmente é consultor de comunicação e um dos autores (desde 2009) do blogue Delito de Opinião, onde escreve com frequência diária. É autor dos livros Presidenciáveis (2005) e Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico (2014) e ainda coautor e coordenador de Novo Dicionário da Comunicação (2015). Rodrigo Gonçalves é licenciado em Ciência Política, tem o grau de Mestre em Ciência Política, Cidadania e Governação, além de um MBA em Liderança e Gestão de Negócios. Atualmente é consultor na área da Liderança e Gestão de Negócios, assessor na Câmara Municipal de Lisboa e deputado na Assembleia Municipal. Escreve no blogue Kapagêbê e é também autor de vários artigos de opinião na imprensa escrita e online.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.