Autor: Ana Punset
Ilustrador: Paula González
Título Original: Todo por un sueño (2014)
Série: O Clube dos Ténis Vermelhos #3
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 224
ISBN: 9789896650896
Tradutor: Maria Mateus
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Tudo por um Sonho, da escritora espanhola Ana Punset, retoma as aventuras das quatro amigas que, juntas, formam o Clube dos Ténis Vermelhos – um grupo em que os ténis simbolizam aquele que é o valor que rege a convivência entre elas: a amizade.
Terceiro volume de uma série que em Portugal conta já com quatro títulos publicados, Tudo por um Sonho acompanha o regresso de mais um ano letivo, após umas férias de verão que trouxeram alguns desentendimentos entre as quatro amigas, fruto de paixonetas e alguma imaturidade típicas da adolescência, a que se junta todo o empolar de situações que, aparentemente, seriam de fácil resolução. Tudo isto reflete bem o que é esse período da vida pelo qual já passei e, ainda que os tempos fossem outros e as interações serem hoje feitas de forma completamente diferente, devido à existência dos telemóveis e da Internet, o fundamental – que é o facto de se tratar de uma fase de crescimento e de aprendizagem – mantém-se.
Desta vez, Lúcia – das quatro amigas, a que tem mais destaque na história – fica a saber que o grupo foi escolhido para gravar um anúncio televisivo e terá de ultrapassar os desentendimentos com as amigas e comunicar-lhes a boa nova. Entretanto, todas elas têm de lidar com as suas dificuldades numa miríade de situações em que a amizade entre elas acaba por revelar-se fundamental. A narrativa é simples e adequada ao público-alvo, penso eu, apresentando o livro detalhes gráficos interessantes que ajudam a leitura a fluir.
O principal desafio que uma leitura deste género apresenta a um adulto é o colocar-se na pele do seu eu de 13-14 anos, reviver aqueles anos e, com as devidas adaptações geracionais, imaginar se gostaria de acompanhar as aventuras destas amigas. A minha resposta a esta questão é sim, e por isso parece-me uma série interessante para o público-alvo a que se destina.
Classificação: 3/5 – Gostei