Título: Sete anos bons
Autor: Etgar Keret
Pág.: 184
Data de Lançamento: 27.10.2016
No dia 27 de outubro chegou às livrarias Sete anos bons, um livro de Etgar Keret que foi lançado pelo próprio a 4 de novembro, no El Corte Inglés de Lisboa. Neste livro estão sete anos bons deste escritor em Telavive, que começam com o nascimento do seu filho, e terminam com a morte do pai. Num registo de memórias, Etgar Keret, um dos mais proeminentes escritores israelitas da atualidade, revela o extraordinário no quotidiano, e com destreza e humor narra episódios desses anos, dos mais banais aos mais íntimos e difíceis. Etgar Keret é um dos mais populares escritores israelitas, o «Amos Oz da sua geração» – segundo Nissim Calderon, crítico literário, especialista em literatura hebraica –, e a sua obra tem vindo a ser premiada e traduzida para vários países.
Sinopse: Se um rocket pode cair sobre nós a qualquer momento, que importância tem despejar o lixo? E os pássaros do jogo «Angry Birds», lançados raivosamente contra pobres porquinhos, não lembram terroristas? Com particular ironia, Etgar Keret relata neste livro histórias de sete anos da sua vida: o nascimento do filho, a terrível história da sua irmã ultraortodoxa e dos seus onze filhos, a trajetória dos seus pais sobreviventes do Holocausto, encontros com taxistas stressados, viagens de avião, noitadas literárias agitadas, ameaças de bombas, a morte do pai. Um livro extraordinário sobre a vida de hoje em Israel e no mundo, onde o humor e a emoção se combinam com uma boa dose de absurdo.
Sobre o autor: Nascido em 1967 em Telavive, Etgar Keret é um dos mais populares escritores israelitas contemporâneos e as suas obras estão traduzidas em mais de 25 línguas. A Sextante publicará também em 2017 o seu livro de contos O motorista de autocarro que queria ser Deus. Sete anos bons foi galardoado com o Prémio PEN inglês e com o Prémio Charles Bronfman 2016.