Novidade Bertrand | Os Senhores do Mundo, de Noam Chomsky

Senhores do MundoTítulo: Os Senhores do Mundo
Autor: Noam Chomsky
Pág.: 208
Data de Lançamento: 21.10.2016

Os Senhores do Mundo, de Noam Chomsky, chegou às livrarias a dia 21 de outubro. Este livro, com prefácio de Marcus Raskin, consiste num conjunto de ensaios e palestras políticas escritos entre 1969 e 2013, cujo tema unificador é: quem são os Senhores do Mundo e como estabelecem e mantêm o seu domínio.

A resposta está, em grande parte, na «disseminação ativa da miopia intelectual e na distorção que é posta ao serviço da elite no poder».

Esta coletânea de textos abrange mais de quarenta anos de revelações sobre os principais acontecimentos mundiais patrocinados pelas maiores potências ocidentais. É uma visão honesta sobre o modus operandi por detrás das motivações dos líderes e formadores de opinião, políticos e empresariais, e as consequências das suas decisões.

Noam Chomsky é uma figura central no pensamento político dos nossos dias. Considerado o pai da linguística moderna e um dos mais importantes intelectuais vivos, é linguista, filósofo, cientista cognitivo, lógico, comentador político, ativista, autor de mais de cem livros e vencedor de inúmeros prémios e menções honrosas.

Sinopse: Um conjunto, conciso e representativo, de ensaios e palestras políticas de Noam Chomsky escritos entre 1969 e 2013. O tema unificador do livro é claro: quem são os Senhores do Mundo e como estabelecem e mantêm o seu domínio. Em grande parte, a resposta está na disseminação ativa da miopia intelectual e na distorção que é posta ao serviço da elite no poder. O regresso de uma das figuras mais influentes na reflexão política do nosso tempo num exame incisivo à natureza do poder do Estado e das ideologias reintroduzindo questões morais e legais que muitas vezes ignoramos e que vão do papel dos intelectuais até à sobrevivência da nossa civilização passando pela prática da democracia e pela conservação da natureza. Uma análise implacável que é feita aos mitos dos que protegem o poder e o privilégio de poucos contra os interesses e necessidades de muitos. Uma nova introdução escrita por Marcus Raskin contextualiza o lugar de Chomsky no pensamento da história moderna.

Sobre o autor: Noam Chomsky é linguista, filósofo, cientista cognitivo, lógico, comentador político e ativista norte-americano. Por vezes descrito como «pai da Linguística moderna», Chomsky tem, também, um papel de relevo no campo da Filosofia Analítica. Passou a maior parte da sua carreira no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde é, agora, Professor Emérito. Autor de mais de cem livros e vencedor de inúmeros prémios e menções honrosas, é uma figura cultural de relevo, considerada, em 2005, «intelectual público de maior importância».

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.