Home / Novidades / Novidade Bertrand | S.P.Q.R. – Uma História da Roma Antiga, de Mary Beard

Novidade Bertrand | S.P.Q.R. – Uma História da Roma Antiga, de Mary Beard

S.P.Q.R. – Uma História da Roma AntigaTítulo: S.P.Q.R. – Uma História da Roma Antiga
Autor: Mary Beard
Pág.: 648
Data de Lançamento: 04.11.2016

«S.P.Q.R. – Uma História de Roma», da autoria de Mary Beard, uma das personalidades académicas mais reconhecidas e respeitadas do Reino Unido, chega hoje às livrarias, pela Bertrand Editora.

«S.P.Q.R.» (“o Senado e Povo de Roma”) narra a ascensão inédita de uma pequena aldeia no centro da Itália, a capital de uma civilização que, 2000 anos depois, ainda molda muitas das nossas conceções de poder, cidadania, responsabilidade e beleza. Questiona a forma como pensamos os romanos e explora o modo como os romanos se viam a si mesmos.

«Roma Antiga é importante. Ignorar os romanos não é simplesmente virar a cara ao passado distante. Roma ainda ajuda a definir a maneira como compreendemos o nosso mundo e como pensamos acerca de nós mesmos, desde as maiores teorias até às mais baixas comédias. Após 2000 anos, continua a escorar a cultura e a política ocidentais, o que escrevemos e como vemos o mundo e o lugar que nele ocupamos».

«S.P.Q.R. – Uma História de Roma» foi considerado o livro do ano de 2016 pelo Wall Street Journal e pela Economist.

Sinopse: Roma Antiga era uma cidade imponente até para os padrões modernos, uma metrópole imperial com mais de um milhão de habitantes, uma mistura de luxo e de lixo, de liberdade e de escravatura, de respeito e guerra civil. Foi o centro de poder de um império que se estendia da Península Ibérica à Síria. S.P.Q.R. («o Senado e Povo de Roma») narra a ascensão inédita de uma pequena aldeia no centro da Itália, a capital de uma civilização que, dois mil anos depois, ainda molda muitas das nossas conceções de poder, cidadania, responsabilidade e beleza. Questiona a forma como pensamos os romanos e explora o modo como os romanos se viam a si mesmos: como lidavam com o terrorismo e com a revolução, como encaravam as migrações e a mobilidade social e como inventaram um novo conceito de cidadania e de nação. É uma história surpreendente, eloquente e incontornável de Roma Antiga.

Sobre a autora: Mary Beard, dona de uma voz única, é uma respeitada e reconhecida classicista, professora na Universidade de Cambridge, membro da Academia Britânica e da Academia Americana das Ciências e das Artes e editora no Times Literary Supplement, onde escreve o blogue A Don’s Life.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.