De acordo com o Independent, todos os italianos que completarem 18 anos entre 3 de novembro de 2016 e 31 de dezembro de 2017 terão direito a usufruir de um valor no total de 500€ para gastarem em bens culturais, como livros, bilhetes para teatro/cinema e visitas a museus, entre outros. Para tal, deverão utilizar a app 18app, criada de propósito para o efeito.
O esforço financeiro do Governo italiano, que deverá rondar os 290 milhões de euros, tem como objetivo “enriquecer a vida dos seus cidadãos“, de acordo com o mesmo artigo. Tommaso Nannicini, Sub-secretário de Estado que lidera a iniciativa, considera que esta “relembra [aos jovens] o quão importante é o consumo cultural, tanto para o enriquecimento pessoal, como para o reforço do tecido da sociedade [italiana]“. Prevê-se que o benefício possa ser usufruído por cerca de 574.000 jovens, e ainda que inicialmente a iniciativa estivesse apenas prevista para italianos, o Governo italiano decidiu entretanto estender o bónus a estrangeiros com permissão de residência.
Tommaso Nannicini afirma ainda que esta é uma abordagem experimental ao financiamento cultural, de acordo com um artigo do CityLab. Ao invés de escolher que entidades seriam financiadas, a iniciativa deixa essa escolha ao critério dos indivíduos, de acordo com os seus gostos pessoais.
Esperemos que esta iniciativa de louvar se torne num exemplo a seguir por outros países, como Portugal.