Home / Artigos / Brandon Sanderson em Portugal

Brandon Sanderson em Portugal

Estava bastante entusiasmada com a vinda de Brandon Sanderson a Portugal. Por vários motivos, mas em especial porque acho que somos visitados por poucos escritores de fantasia (e de ficção especulativa, de um modo geral), a que não será alheio o facto de que se publica pouca fantasia em Portugal – ou, pelo menos, daquela que eu considero que vale verdadeiramente a pena. Brandon Sanderson é um autor norte-americano extremamente popular dentro do género e bastante prolífico na sua produção literária, tendo já publicado para cima de duas dezenas de livros desde a sua estreia em 2005, com Elantris. Ainda só li um livro de sua autoria, o primeiro da trilogia Mistborn, até agora a única publicada em Portugal pela Saída de Emergência (podem ler a minha opinião aqui), mas tenciono não só terminar esta série como também iniciar a série Stormlight Archives, até agora com dois volumes publicados – num total previsto de dez – porque me agrada a complexidade que entrevejo nestas histórias. 

Brandon Sanderson Portugal

Passando ao evento que ontem decorreu na Fnac do Colombo, em Lisboa… numa palavra: adorei. A sessão foi basicamente composta de perguntas e respostas, a que se seguiu uma longa maratona de autógrafos. O local foi manifestamente pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram a este evento e o número e qualidade das perguntas colocadas ao autor deixaram todos os fãs – e a editora, acredito – bastante orgulhosos. Muitos assuntos foram abordados, desde o processo de escrita do autor aos seus planos futuros para publicação de livros, passando por questões específicas sobre os seus livros/séries, que se destacaram pela profundidade do conhecimento em relação à obra do autor, muito para além das obras que atualmente tem publicadas por cá.

Brandon Sanderson Portugal

No final de contas, fica a impressão de um escritor bem humorado, que adora o que faz e que, no fundo, é um geek tal como todos os presentes. Fica o meu agradecimento à editora Saída de Emergência por tê-lo trazido a este cantinho à beira-mar plantado e também por me terem convidado para o brunch que se realizou hoje com o autor e alguns fãs, a que infelizmente não pude comparecer por motivos profissionais. Que possam ocorrer de futuro mais eventos com autores de fantasia e, já que falamos nisso, adoraria poder conhecer a Robin Hobb 🙂


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.