Home / Novidades / Novidade Porto Editora | Cadernos de Lanzarote, de José Saramago

Novidade Porto Editora | Cadernos de Lanzarote, de José Saramago

cadernos de lanzaroteTítulo: Cadernos de Lanzarote
Autor: José Saramago
Pág.: 180 + 268
Data de Lançamento: 13.10.2016

A Porto Editora publica a 13 de outubro as novas edições de Cadernos de Lanzarote I e Cadernos de Lanzarote II, os primeiros volumes dos diários de José Saramago. Publicados pela primeira vez em 1994 e 1995, respetivamente, estes cadernos relatam as vivências, reflexões e processos de escrita de Saramago, após ter ido viver para Lanzarote. Sobre o primeiro volume, escreveu Torcato Sepúlveda no Público que este livro se assemelha «a um guia das viagens do autor pelo mundo fora […] Mas é também, nos momentos mais íntimos e abandonados, um belíssimo livro, escrito numa língua luminosa que só os grandes romancistas conseguem atingir». A caligrafia na capa de Cadernos de Lanzarote I é de Graça Morais, e a de Cadernos de Lanzarote II é de José Santa-Bárbara.

Sinopse: «Este livro, que vida havendo e saúde não faltando terá continuação, é um diário.» Em 1994, tendo saído de Portugal após ter sido alvo de censura pelo governo de Cavaco Silva no episódio da candidatura de O evangelho segundo Jesus Cristo ao Prémio Europeu de Literatura, Saramago editava o primeiro dos seus polémicos Cadernos de Lanzarote: «7 de agosto: Parabéns de Jorge Amado e Zélia pelos prémios. Que outros virão, ainda maiores, acrescentam, aludindo ao que consta ter sido dito por Torrente Ballester – que um destes dias me chega aí um telefonema de Estocolmo… Se esta gente acredita realmente no que diz, por que tenho eu tanta dificuldade em acreditar?»

Sobre o autor: Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, traduzida em todo o mundo. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.