Dos livros para… a música (I) – Scentless Apprentice

Scentless Apprentice

O Perfume – História de um Assassino, do escritor alemão Patrick Süskind, foi originalmente publicado em 1985. É um dos meus livros preferidos de sempre, que li antes de criar este blogue e que, por isso, nunca tive oportunidade de comentar aqui. O Perfume é a história de Jean-Baptiste Grenouille, um órfão no século XVIII francês que nasce com um dom extraordinário de olfacto, ao conseguir distinguir uma grande variedade de cheiros – feito inalcançável pelo comum dos mortais. Quis lê-lo precisamente porque foi a inspiração para a letra de Scentless Apprentice, incluído no famoso In Utero dos Nirvana (1993).

Reza a história que foi Dave Grohl quem apresentou aos restantes membros da banda a secção de bateria e guitarra que mais tarde iriam ser incluídas na versão final da música, enquanto Kurt Cobain se encarregou da letra (foi na verdade a única música desse álbum em que os créditos foram tripartidos). A propósito de O Perfume – História de um Assassino, Kurt Cobain disse numa entrevista:

I read Perfume by Patrick Süskind about 10 times in my life, and I can’t stop reading it. It’s like something that’s just stationary in my pocket all the time. It just doesn’t leave me.” 

O caráter algo esquizofrénico da música ajusta-se na perfeição ao teor da história, na minha opinião. Foi dos primeiros livros que li em que me senti verdadeiramente fascinada por uma personagem tão passível de ser odiada. Lembro-me perfeitamente que o comprei na Feira do Livro de Lisboa de 2004 – esse pormenor ficou-me na memória porque cheguei ao fim do livro e faltavam cerca de 10 páginas na minha cópia! Tive de esperar que a editora me enviasse outro exemplar para poder terminar a leitura. 

Ainda a título de curiosidade, um excerto desta música aparece num dos últimos episódios da 3.ª temporada de LostEnjoy!

Like most babies smell like butter
His smell smelled like no other
He was born scentless and senseless
He was born a scentless apprentice

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.