Novidades Assírio & Alvim | Poesia – Sophia de Mello Breyner Andresen e antologia “Passagens”

sophiaNo último dia 8 de setembro chegaram às livrarias as novas edições de Ilhas e Musa · O Búzio de Cós e outros poemas, com prefácios, respetivamente, de Fátima Freitas Morna e Carlos Mendes de Sousa. Publicado pela primeira vez em 1989, Ilhas «[…] tem o especial interesse de condensar nas suas escassas páginas, em meia centena de textos, algumas das linhas fundamentais do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, permitindo a um leitor que, por hipótese, começasse aqui o seu percurso no interior desse universo, apreender- lhe facilmente as regras e as rotas para a viagem.» Com Musa · O Búzio de Cós e outros poemas fica completa a publicação de toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen na Assírio & Alvim, iniciada em setembro de 2013. Reúnem-se aqui dois livros: Musa, publicado pela primeira vez em 1994, e O Búzio de Cós e Outros Poemas, de 1997. «[…] A junção dos dois livros na presente edição abre uma perspetiva de leitura da fase final da obra da poeta e ativa, naturalmente, um impulso interpretativo que nos leva a focar a obra na sua globalidade. […] Aqui, com variações, os temas e os motivos de sempre: a exaltação do esplendor do mundo, a praia atlântica, o sul, a Grécia, a denúncia do que é fácil e falso, a escrita do poema, a forte afirmação vital, a fidelidade à palavra, a crença absoluta na poesia…»

Sobre a autora: Sophia de Mello Breyner Andresen nasce a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte. Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. A sua obra está traduzida em várias línguas. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.

image

Também a 8 de setembro chegou às livrarias a antologia Passagens: Poesia, Artes Plásticas. Com organização a cargo de Joana Matos Frias, que assina também o prefácio, este foi o livro que serviu de mote à segunda edição do festival de poesia Carmina, promovido pela Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão. Esta é uma antologia que reúne composições de mais de 60 autores da poesia portuguesa dos séculos XX-XXI explicitamente vinculadas ao domínio das artes plásticas, com destaque para a pintura. Organizada não com base num princípio autoral, mas de acordo com uma lógica espacial que visa proporcionar uma leitura histórica dos poemas visualmente orientada, a coletânea integra um vasto conjunto de textos especificamente dedicados a conhecidos lugares, artistas e/ou obras plásticas da história da arte, e ainda uma série de textos onde a relação da poesia com a pintura se estabelece de uma forma menos referencial e mais problematizante, levando-nos a refletir sobre a natureza das fronteiras entre a expressão plástica e a expressão poética.

Autores incluídos: Adília Lopes · Al Berto · Albano Martins · Alberto de Lacerda · Alberto Pimenta · Alexandre O’Neill · Ana Hatherly · Ana Luísa Amaral · Ana Marques Gastão · Ana Paula Inácio · António Barahona · António Franco Alexandre · António Gedeão · António Osório · António Ramos Rosa · Armando Silva Carvalho · Bernardo Soares · Carlos de Oliveira · Daniel Jonas · Emanuel Jorge Botelho · Eugénio de Andrade · Fernando Echevarría · Fernando Guimarães · Fernando Lemos · Fernando Pinto do Amaral · Fiama Hasse Pais Brandão · Gastão Cruz · Gonçalo M. Tavares · Helder Moura Pereira · Herberto Helder · Inês Lourenço · Jaime Rocha · João Luís Barreto Guimarães · João Rui de Sousa · Jorge de Sena · Jorge Sousa Braga · José Bento · José Emílio-Nelson · José Gomes Ferreira · José Manuel de Vasconcelos · José Miguel Silva · José Tolentino Mendonça · Luís Adriano Carlos · Luís Filipe Castro Mendes · Luís Filipe Parrado · Luís Quintais · Luís Veiga Leitão · Luiza Neto Jorge · Manuel António Pina · Manuel de Freitas · Manuel Gusmão · Maria Andresen · Mário Cesariny · Mário Dionísio · Nuno Júdice · Nuno Rocha Morais · Pedro Tamen · Rosa Maria Martelo · Rui Lage · Rui Pires Cabral · Ruy Belo · Sophia de Mello Breyner Andresen · Vasco Gato · Vasco Graça Moura · Vítor Nogueira · Vitorino Nemésio

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.