Home / Artigos / Das Palavras às Imagens (35)

Das Palavras às Imagens (35)

Gostei muito de ler Me Before You (Viver Depois de Ti, na versão portuguesa), e arrisco mesmo a dizer que foi o preferido de todos os livros de Jojo Moyes que li até hoje. Por isso, foi com curiosidade natural que encarei a adaptação cinematográfica deste filme e agora que estreou nas salas portuguesas não podia deixar de ir ver.

12

Sem revelar grandes detalhes do enredo, quero dizer que achei a adaptação muito fiel ao livro; a isso não será alheio o envolvimento de Jojo Moyes no filme, em que trabalhou como argumentista. Os atores escolhidos para os dois papéis principais são bem conhecidos dos fãs da ficção especulativa: Emilia Clarke como Daenerys Targaryen, em Game of Thrones, e Sam Claflin como Finnick Odair em The Hunger Games, mas aqui as personagem que representam são bastante diferentes. A história é a de um amor improvável entre uma jovem simples e, ao mesmo tempo, excêntrica que aceita o trabalho de cuidadora de um homem tetraplégico, consumido pela angústia de não poder voltar a ser o Will ativo e vibrante que fora outrora. Lou funciona como um raio de luz na sua vida, mas será ela suficiente para devolver a Will a vontade de viver?

A profundidade psicológica das personagens – especialmente de Lou, que é a narradora do livro – perde-se algures na adaptação, o que encarei com naturalidade pelas diferenças de comunicação inerentes aos dois meios de transmissão. Mas nada que belisque a transposição bem sucedida da história para o grande ecrã, que ao dar caras e cores a esta história deu-lhe também, quanto a mim, uma dimensão ainda mais emotiva. Um conselho: levem um pacote de lenço de papel para o filme!


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.