“Levar aos leitores portugueses aquilo que de mais interessante se está a produzir no mundo” é, segundo o escritor José Eduardo Agualusa, curador da Folio Autores, a intenção do Festival que, na segunda edição, leva à vila o escritor de Uma casa para Mr. Biswas, Vidiadhar Surajprasad Naipaul, vencedor do Nobel da Literatura, em 2001.
Ao autor de 83 anos, natural de Trinidad e Tobago, residente no Reino Unido desde os 18 anos, juntam-se o premiado escritor islandês Jón Kalman Stefánsson, autor da trilogia de The heart of man, o mexicano Juan Pablo Villalobos, que viveu no Brasil e escreveu Festa no covil, e a luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que publicou o livro de estreia no ano passado, Esse cabelo.
Às 16 mesas que vão juntar escritores à conversa com leitores, sentar-se-ão ainda os portugueses Miguel Sousa Tavares, Afonso Cruz, Grande Prémio de Conto, por Enciclopédia da Estória Universal, e Rui Cardoso Martins, co-criador de programas como Contra-Informação e Herman Enciclopédia, vencedor do Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores, com Deixem passar o homem invisível.
O festival dedicará ainda um dia ao poeta Ruy Belo (1933-1978), “Homem de palavra(s)”, autor de País possível.
O festival vai decorrer de 22 de Setembro a 2 de Outubro, de novo organizado em cinco capítulos: Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Mais.