Home / Novidades / [Lançamento] Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich

[Lançamento] Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich

Para ser muito sincera, é rara a vez em que é anunciado o vencedor do Prémio Nobel e eu já tinha lido alguma coisa dele; convenci-me que já é muito bom ter ouvido falar do laureado. Svetlana Alexievich não foi exceção, mas pretendo resolver esta lacuna em breve. Quando a escritora bielorrussa foi anunciada como a vencedora do Nobel 2015, apenas existia um livro dela publicado por cá: O Fim do Homem Soviético, pela Porto Editora. Agora, é publicado Vozes de Chernobyl, pela Elsinore, um livro que promete contar a história do desastre pela voz das pessoas que o viveram. Numa altura em que sinto especial pendor pela não-ficção, este é um livro que provavelmente virá parar à minha estante. O livro estará disponível a partir da próxima segunda-feira.

 

cd039b24-6269-4e7f-9064-e115dd4a2833

 

Sinopse: A 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear de sempre. As autoridades soviéticas esconderam a gravidade dos factos da população e da comunidade internacional, e tentaram controlar os danos enviando milhares de homens mal equipados e impreparados para o vórtice radioativo em que se transformara a região. O acidente acabou por contaminar quase três quartos da Europa.
Numa prosa pungente e desarmante, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de pessoas que viveram a tragédia: desde cidadãos comuns, bombeiros e médicos, que sentiram na pele as violentas consequências do desastre, até as forças do regime soviético que tentaram esconder o ocorrido. Os testemunhos, resultantes de mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, são apresentados através de monólogos tecidos entre si com notável sensibilidade, apesar da disparidade e dos fortes contrastes que separam estas vozes.
Prefácio de Paulo Moura e tradução de Galina Mitrakhovich.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.