Home / Novidades / [Lançamento] Assim Foi Auschwitz

[Lançamento] Assim Foi Auschwitz

Já li alguns livros sobre o Holocausto, mas o que mais me marcou foi, sem dúvida, Se Isto É um Homem, do italiano Primo Levi. É um livro absolutamente aterrador, que constrasta a beleza das palavras com os horrores que o autor experienciou. Este Assim Foi Auschwitz é um relato factual das condições de vida em Auschwitz, publicado a título póstumo e escrito por Primo Levi e Leonardo de Benedetti, parceiro de Levi no campo de concentração. 

 

1507-1

 

Sinopse: Em 1945, no rescaldo do fim da Guerra e da libertação dos campos de concentração pelas forças aliadas, o exército soviético pediu a Primo Levi e a Leonardo de Benedetti, seu companheiro de campo, que redigissem uma relação detalhada das condições de vida nos Lager. O resultado foi um dos primeiros relatórios alguma vez realizados sobre os campos de extermínio. Chocante pela objectividade e detalhe, tocante pela precoce e indignada lucidez, é um testemunho extraordinário daquela que viria a ser uma das vozes mais relevantes da antologia de memórias sobre o Holocausto. Assim foi Auschwitz recolhe esse relatório e vários outros textos de Primo Levi – inéditos até hoje – sobre a experiência colectiva do Holocausto, compondo um mosaico de memórias e reflexões críticas de inestimável valor histórico e humano, tão relevantes hoje, 70 anos volvidos sobre o fim da Segunda Guerra, como no tempo em que foram escritos.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.