Autor: Rebecca James
Título Original: Sweet Damage (2013)
Editora: Suma de Letras
Páginas: 384
ISBN: 9789898775436
Tradutor: Isabel Veríssimo
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Nunca tinha lido nada da australiana Rebecca James, nem tão pouco tinha ouvido falar dela até Doce Tortura me ter chegado a casa, cortesia da editora Suma de Letras. Li algumas opiniões positivas e fiquei bastante interessada, pelo que não demorei a pegar-lhe.
Doce Tortura é uma história contada sob dois pontos de vista; Tim, na primeira pessoa, conta-nos como a ex-namorada, com quem ainda vivia, lhe sugeriu um quarto para alugar numa maravilhosa mansão, propriedade de uma jovem de 18 anos, Anna; e é dela o segundo ponto de vista da história, desta vez na terceira pessoa, mostrando-nos uma jovem gravemente perturbada pela perda trágica dos seus pais e que parece desde cedo carregar ainda mais mágoas.
À medida que a história avança, coisas estranhas vão acontecendo na casa para onde Tim foi morar, que o deixam cada vez de pé mais atrás com a decisão de se mudar para lá. Mas ao mesmo tempo Tim sente-se intrigado pelo choro constante de Anna e pelas suas estranhas atitudes, que não parecem combinar com os resquícios de uma outra Anna que Tim vai encontrando pela casa. A ex-namorada de Tim, Lilla, continua a ser presença constante na sua vida e a perturbar a sua sanidade mental, uma vez que ainda se sente atraído por ela, mas ao mesmo tempo não consegue deixar de se recordar da relação obssessiva que viviam.
É do mistério que rodeia Anna que o livro vive, e a leitura avança mais rapidamente com a vontade de saber afinal o que lhe aconteceu. O tema da depressão de Anna é bem explorado e não é tratado de forma leviana, como esta doença muitas vezes é. As principais revelações e reviravoltas estão guardadas para o final do livro e ainda que me tenham parecido um pouco novelescas, não deixaram de ser interessantes e de dar uma conclusão satisfatória ao livro. Mesmo sem ter sido uma leitura que me arrebatasse, trata-se de um livro que conjuga bem os elementos de suspense e romance e que se lê com prazer. Fiquei curiosa com a outra obra da autora publicada em Portugal, Não Há Bela sem Senão.
Classificação: 3/5 – Gostei