Leituras
Os livros lidos em maio foram os seguintes:
- Harry Potter and the Chamber of Secrets, J.K. Rowling (3/5)
- O Morcego, Jo Nesbø
- À Espera de Moby Dick, Nuno Amado
- O Baloiço Vazio, Carla Lima
- Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, J.K. Rowling
Maio foi um mês fraco em leituras, a nível de quantidade. A culpada foi a falta de vontade, que está a ser difícil de combater. Do que li, gostei de tudo. O destaque tem de ser dado a À Espera de Moby Dick, a minha estreia com o autor português Nuno Amado, e que se revelou uma agradável surpresa. Li ainda mais um conto da autora portuguesa Carina Portugal. Os números:
Livros lidos em 2015: 38
Total de páginas lidas no mês (sem contos/BD): 1.508
Total de páginas lidas em 2015: 13.165
Média de páginas por livro em 2015: 346
Média de páginas lidas por dia em 2015: 86
Aquisições/Empréstimos
E Maio chegaram dois novos livros à minha estante: Difícil é Parir a Mãe, de Sofia Anjos (prenda do Dia da Mãe) e O Baloiço Vazio, de Carla Lima, cedido pela respetiva autora (e que já comentei aqui).
Desafios
Monthly Key Word: Infelizmente, não houve vontade de ler o livro que tinha escolhido para em maio. Este desafio está a ficar um bocado para trás…
Mount TBR: Ler 60 livros da pilha ao longo do ano significa uma média de 5 livros por mês. Até ao fim de maio, li 24, o que significa que já estou a ficar um bocado para trás. Espero recuperar em junho.
Ler 100 livros em 2015: Vou com 38 livros lidos até agora. Estou a ficar um bocadinho para trás, mas com esperanças de recuperar o ritmo.
Autores Portugueses: Propus-me a ler, pelo menos, um livro por mês de um autor português. Em maio li dois.
Mais no Blogue
Em maio, tentei fazer um mês temático de autores portugueses. Digo “tentei” porque foi um falhanço total. Da lista de livros que tinha pensado só li UM, isto apesar de ter lido outro de uma autora portuguesa que não estava nos meus planos. Escolhi a pior altura para fazer isto, pelos vistos, mas conto voltar a tentar mais tarde.
Publiquei um texto sobre a relação do meu filho com os livros, fiz um top dos escritores que gostava de conhecer e falei sobre o período de reading slump que atravesso. A rubrica de estantes contou com mais uma entrada, e dei-vos a conhecer a entrada do blogue numa nova fase, que inclui parcerias com algumas editoras.
Outras Leituras
- O Público tem uma série de artigos com o título “O que lêem os escritores”, que publica no primeiro domingo de cada mês. Em maio, foi a vez de Valério Romão;
- A Feira do Livro de Lisboa é marcada, entre outras coisas, pelos encontros entre escritores e leitores. Este artigo faz um apanhado das impressões de vários autores sobre estes encontros;
- A escritora de policiais Ruth Rendell faleceu aos 85 anos;
- Algumas dicas (em inglês) para começarmos a ler audiobooks;
- O Observador foi à procura de e-books na Feira do Livro de Lisboa: aqui está o resultado.