Home / Balanço Mensal / Balanço Mensal – Março 2015

Balanço Mensal – Março 2015

Balanço_mensal 

Leituras

Os livros lidos em março foram os seguintes: 

 

 

Não posso considerar que março tenha sido mês de grandes leituras. O melhor do mês foi Reunion in Death, da J.D. Robb, mais um volume de uma série que me conquistou. O pior livro do mês foi provavelmente O Pântano da Meia-Noite. Não deixa de ser curioso que ambos sejam da mesma autora, um em nome próprio e outro com pseudónimo. Em termos de BD, li Darth Vader e Filho, de Jeffrey Brown, de que também conto falar aqui em breve. Vamos aos números: 

 

Livros lidos em 2015: 27
Total de páginas lidas no mês (sem contos/BD):
 2.238
Total de páginas lidas em 2015: 9.268
Média de páginas por livro em 2015: 343
Média de páginas lidas por dia em 2015: 103

 

Aquisições/Empréstimos

As entradas em março foram duas, e ganhas em passatempos: E Nada o Vento Levou, de Helena Sacadura Cabral e A Filha do Barão, de Célia Correia Loureiro. Li o primeiro ainda em março e estou quase a concluir o segundo.

 

2015-03-28 18.54.30

 

Desafios

Monthly Key Word: A palavra escolhida em março foi Night e a respetiva leitura O Pântano da Meia-Noite, de Nora Roberts. 
Mount TBRLer 60 livros da pilha ao longo do ano significa uma média de 5 livros por mês. Em três meses, vou com uma média de 7 livros por mês, o que é extremamente positivo.
Ler 100 livros em 2015: Já vou com 27 livros até agora, dentro da média esperada. 
Autores Portugueses: Propus-me a ler, pelo menos, um livro por mês de um autor português. Em março consegui ler precisamente um e gostei. 

 

Mais no Blogue

Em março, falei sobre o que é ler na era da internet e do que mudou no que toca a comprar livros. Comentei também o filme The Talented Mr. Ripley, adaptação do livro homónimo de Patricia Highsmith. Na rubrica Booking Through Thursday, falei de capas de livros, de estantes de livros e de como ando sempre com livros atrás.

 

Outras Leituras

  • Março foi um mês marcado pelo falecimentos de vários escritores, entre eles o Nobel Tomas Tranströmer, o poeta Herberto Helder, Terry PratchettLuís Miguel Rocha
  • Mia Couto encontra-se entre os finalistas do Man Booker International Prize, um prémio bienal que, ao contrário do famoso Man Booker Prize, se encontra aberto a escritores de todo o mundo desde que traduzidos para inglês. O vencedor será anunciado a 19 de maio;
  • A HarperCollins, segundo maior grupo editorial do mundo, entrou na Península Ibérica. Para já, sabe-se que vão passar a ser a editora de Daniel Silva em Portugal;
  • O jornalista angolano Rafael Marques começou a ser julgado pelas alegações que faz no seu livro Diamantes de Sangue – Corrupção e Tortura em Angola. Como forma de o apoiar, a Tinta da China disponibilizou o livro gratuitamente;
  • É impossível negar que há vários estereótipos nos géneros literários. Aqui está o fantástico testemunho de um homem que gosta de ler romances românticos;
  • Acham que não têm tempo para ler? A Diana dá-nos algumas dicas para resolver o problema;
  • Descobri recentemente um blogue chamado Random Ramblings, de que gostei bastante. Aqui está um artigo que a autora escreveu sobre os motivos que a levam a gostar tanto de ler.

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.