Autor: Julia Quinn
Ano de Publicação: 2015
Série: Smythe-Smith Quartet #4
Páginas: 400
Opinião: The Secrets of Sir Richard Kenworthy é o quarto (e último) volume da série Smythe-Smith, um spin-off da série mais famosa da autora, e que se encontra a ser publicada em Portugal, os Bridgertons. Comecei-a na expectativa de encontrar nos Smythe-Smith os novos Bridgertons, mas os três primeiros volumes foram uma desilusão nesse sentido (e noutros também). Não é que tenham sido maus livros, mas ficaram definitivamente aquém das expectativas. E já que cheguei até aqui, achei que não perdia grande coisa em ler o quarto e último livro da série.
Sir Richard Kenworthy necessita de arranjar esposa, e depressa; os motivos para esta busca não são revelados ao leitor e são o que dá origem ao título do livro. Kenworthy decide assistir ao famoso musical dos Smythe-Smith e é aí que conhece Iris, que decide ser uma excelente candidata às suas pretensões. Os dois conhecem-se e ao fim de muito pouco tempo ele decide pedi-la em casamento; Iris suspeita que existe alguma coisa por detrás de tão repentino pedido, mas vê-se obrigada a aceitar porque os dois são encontrados numa situação comprometedora.
Eu tive um grande problema com este livro, que foi o não ter gostado do protagonista da história. Achei-o manipulativo, frio e interesseiro e quando finalmente os seus motivos são revelados já estava tão longe de o achar com boas intenções que me foi difícil entendê-lo como uma pessoa intrinsecamente boa. Na minha opinião, teria funcionado melhor se as intenções fossem inicialmente duvidosas e, por força dos sentimentos por Iris, se tivesse redimido – acho que teria tornado a personagem infinitamente mais interessante. Depois, não consigo perceber como é que Iris, sentindo que algo de muito errado se passava, ainda assim se apaixona por Richard.
No final de contas, acho que este não é o melhor esforço da autora. O livro tem algum interesse, especialmente na parte inicial, um pouco por força da curiosidade por saber o que estava por detrás das intenções de Richard, mas acaba por perder o gás e revelar-se uma desilusão. Não acho que a série Smythe-Smith tenha algum volume realmente bom; para mim ficam todos por volta da mediania, a milhas de distância do carisma e humor dos Bridgertons. É pena.
Classificação: 2/5 -OK