Autor: George R.R. Martin
Ano de Publicação: 2003
Editora: Bantam Spectra
Páginas: 683
ISBN: 9780553805451
Origem: Ganho em passatempo
Opinião: Como referi na opinião do primeiro conto que li deste livro, aproveitei o embalo com que estava a ler contos do autor e decidi pegar nos volumes originais que incluem, entre outros, os contos presentes em O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias e O Dragão de Inverno & Outras Histórias, publicados em Portugal e que já comentei por aqui. Optei por ler apenas os que ainda não tinha lido, principalmente porque ainda os tenho muito frescos, sendo que a única exceção foi a releitura de With Morning Comes Mistfall, que já tinha encontrado numa revista BANG!. Abaixo segue a lista dos contos que compõem este primeiro volume, com links para os contos que li agora e também para os que já tinha lido no âmbito das coletâneas portuguesas que referi:
- Only Kids Are Afraid of the Dark – 1/5
- The Fortress – 2/5
- And Death His Legacy – 2/5
- The Hero – 3/5
- The Exit to San Breta – 4/5
- The Second Kind of Loneliness – 4/5
- With Morning Comes Mistfall – 4/5
- A Song for Lya (Uma Canção para Lya) – 4/5
- This Tower of Ashes (Esta Torre de Cinzas) – 3/5
- And Seven Times Never Kill Man (E Sete Vezes Nunca Mateis um Homem) – 3/5
- The Stone City (A Cidade de Pedra) – 3/5
- Bitterblooms (Flormordentes) – 2/5
- The Way of Cross and Dragon (O Caminho da Cruz e Dragão) – 3/5
- The Lonely Songs of Laren Dorr (As Solitárias Canções de Laren Dorr) – 4/5
- The Ice Dragon (O Dragão de Inverno) – 4/5
- In the Lost Lands – 4/5
- Meathouse Man (O Homem da Casa-da-Carne) – 2/5
- Remembering Melody (Recordando Melody) – 3/5
- Sandkings (Reis-de-Areia) – 5/5
- Nightflyers (Nightflyers) – 4/5
- The Monkey Treatment (O Tratamento do Macaco) – 3/5
- The Pear-Shaped Man (O Homem em Forma de Pera) – 4/5
Este livro tem histórias muito boas; se tivesse que recomendar a leitura de apenas uma, seria sem dúvida Sandkings (Reis-de-Areia), mas boa parte delas justifica plenamente uma leitura. Este livro tem muitas mais-valias, sendo a mais óbvia a qualidade geral das histórias, onde apenas destoam as primeiras, escritas no início da carreira de George R.R. Martin, mas que apesar de mais fracas são um elemento importante para que o leitor perceba de onde veio o autor e qual foi a evolução da sua carreira.
Aliás, as introduções que o autor faz a cada uma das secções do livro são valiosíssimas, não só porque proporcionam uma visão única sobre a vida e carreira de Martin, mas também porque funcionam como “cola” das histórias que nos vai apresentando, fazendo com que o livro seja muito mais do que a soma das suas partes (ou contos). É por isso que se fizesse uma média aritmética simples das classificações que atribuí aos vários contos a classificação final seria 3; assim, dou-lhe um sólido 4, recomendando o livro a todos os leitores que desejem perceber de onde veio o autor que se tornou tão famoso pelas suas Crónicas de Gelo e Fogo.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante