Home / 2/5 / [Opinião] Sob Cerco, de George R.R. Martin

[Opinião] Sob Cerco, de George R.R. Martin

13581302

Sob Cerco (Under Siege) – Num mundo pós-apocalíptico, onde houve desastres nucleares, um grupo de americanos consegue arranjar forma de reencarnar em alguns participantes em momentos históricos determinantes e, assim, tentar evitar os acontecimentos que levaram ao mundo em decadência onde vivem e onde a União Soviética era o grande inimigo. Um deles “reencarna” no Coronel Bengt Antonnen, personagem que viveu o Cerco de Sveaborg; este evento teve realmente lugar, em 1808, quando a Rússia cercou a fortaleza finlandesa. O Coronel, sob a influência do espírito do futuro, tenta convencer os seus pares a não ceder aos russos e a pedir ajuda aos vizinhos suecos, algo que poderia mudar o rumo dos acontecimentos e evitar a formação da União Soviética e tudo o que sucedeu depois.

Confesso que tive algumas dificuldades em perceber a relevância histórica do Cerco de Sveaborg, talvez pela dimensão mais curta desta história, e isso influenciou a minha opinião final. Penso que é um conto com ideias interessantes, apesar de não propriamente muito inovadoras, e personagens bem desenvolvidas, mas julgo que o contexto poderia ter sido melhor explorado. Outro aspeto, sobre o qual o autor não podia fazer grande coisa, é o facto de a história parecer algo datada: o desmembrar da União Soviética e o que sucedeu posteriormente não ajudam à verosimilhança da história. Não foi das minhas preferidas da coletânea.

Classificação: 2/5 – OK

Post geral sobre a coletânea

Outros contos nesta coletânea:


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.