Não, não vou perguntar se gostas de romances… o que eu quero saber é o que há nas história que te faça amá-las? São as próprias histórias? As pessoas? As reviravoltas no enredo?
Pergunta complicada. Há muitas coisas que me fazem gostar de uma história, mas tudo começa em mim própria, na pessoa e na leitora que sou, nos meus gostos pessoais… porque as palavras contidas nos livros são iguais para todos os leitores, o que muda são eles próprios. E ainda bem, senão gostaríamos todos do mesmo.
De resto, gosto de uma história cativante, com boas personagens e bem escrita. Sim, por esta ordem. Se fosse obrigada a escolher entre uma história cativante e com personagens com as quais me identificasse, com uma escrita simples, ou uma história incrivelmente bem escrita, mas com personagens ou situações que nada me dissessem, escolheria, sem margem para dúvidas, a primeira opção. Claro que o ideal era ter ambos, mas isso é raro acontecer-me. Gosto também muito de reviravoltas nos enredos, e isso aprendi a apreciar com o crescente número de policiais que tenho vindo a ler. Gosto de pegar num livro que me faça ficar agarrada a ele, a pensar no que vai sair dali, e os policiais são, por norma, uma boa fonte de livros deste género.