Leituras
Os livros lidos em janeiro foram os seguintes:
- The Killing – Crónica de um Assassínio (Vol. 1), David Hewson (3/5)
- The Killing – Crónica de um Assassínio (Vol. 2), David Hewson (4/5)
- Twitter Girl, Nic Tatano (2/5)
- Endgame – A Chamada, James Frey e Nils Johnson-Shelton (3/5)
- A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera (4/5)
- Seduction in Death, J.D. Robb (4/5)
- Mais Bastidores de Hollywood, Mário Augusto (3/5)
- Histórias Rocambolescas da História de Portugal, João Ferreira (3/5)
- Stoner, John Williams (5/5)
- Da Mão Para a Boca, Paul Auster (2/5)
Os dois destaques deste mês foram sem dúvida Stoner e A Insustentável Leveza do Ser. Foram leituras ricas e marcantes, que recomendo sem quaisquer reservas. Tenho também de destacar os dois livros da série The Killing, leituras absolutamente viciantes e que não me largaram nos dias em que as tive entre mãos. As piores leituras do mês foram Twitter Girl e Da Mão Para a Boca, dois livros que me deixam poucas recordações. Em termos de números:
Livros lidos em 2015: 10
Total de páginas lidas no mês (sem contos): 3.607
Total de páginas lidas em 2015: 3.607
Média de páginas por livro em 2015: 361
Média de páginas lidas por dia em 2015: 116
Aquisições/Empréstimos
Este mês, adquiri apenas um livro, para aproveitar um vale da Fnac que tinha para gastar. Foi No País da Nuvem Branca, de Sarah Lark, que já há algum tempo que me vinha chamando a atenção. Espero não demorar a lê-lo.
Desafios
Monthly Key Word: A palavra escolhida em janeiro foi Girl e a respetiva leitura Twitter Girl, de Nic Tatano.
Mount TBR: Ler 60 livros da pilha ao longo do ano significa uma média de 5 livros por mês. Em janeiro, li 8 livros da pilha, por isso o desafio está a correr muito bem.
Ler 100 livros em 2015: Consegui ler 10 livros neste mês, por isso estou dentro da média esperada.
Autores Portugueses: Propus-me a ler, pelo menos, um livro por mês de um autor português. Em janeiro, li dois, dentro do género da não ficção, que, não tendo sido espetaculares, foram bastante agradáveis.
Mais no Blogue
O mês de janeiro começou com o habitual Balanço de Leituras do ano anterior, e contou também com um artigo com truques para ler mais, outro sobre livros que deram origem a filmes nomeados para os Óscares e ainda duas entradas para a rubrica Capas Semelhantes.
Outras Leituras
- Com os recentes acontecimentos em França, ressurgiu o interesse na obra de Voltaire Tratado Sobre a Tolerância;
- No final do mês, faleceu a escritora Colleen McCullough, mais conhecida pelo livro Pássaros Feridos, mas com uma obra riquíssima, que inclui uma extensa série sobre o Império Romano;
- Começa amanhã, na Fundação “O Século” em S. Pedro do Estoril, o 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil, que contará com a presença de vários autores lusófonos. Podem ver mais informações aqui;
- Um artigo sobre a inovação na literatura;
- A escritora Penelope Lively tem uma história de vida muito interessante;
- A Livraria Lello foi considerada uma das mais cool do mundo pela revista Time;
- Nos EUA, a McDonald’s levou a cabo uma iniciativa durante o mês de janeiro, em que os habituais brinquedos dos Happy Meals foram substituídos por um livro;
- O Grupo Porto Editora revelou que adquiriu a editora Livros do Brasil e já há novas capas para alguns clássicos da renovada coleção “Dois Mundos”. Por enquanto, pelos vistos a Porto Editora não pretende reeditar a coleção Argonauta.