[Opinião] Histórias Rocambolescas da História de Portugal, de João Ferreira

8678396Autor: João Ferreira
Ano de Publicação:
2010
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 336
ISBN: 9789896262167
Origem: Comprado

Sinopse: Milagres que nunca existiram, um filho que bate na mãe, um irmão que bate noutro irmão, execuções e assassinatos num país de brandos costumes, heróis que afinal não foram assim tão bonzinhos, reis loucos num país de loucuras, aliados piores que o pior dos inimigos, batalhas vitoriosas com uma mãozinha divina ou grandes desastres militares, traições e conspirações de vão de escada, um rei com gosto por freiras, outro impotente que não conseguia satisfazer a mulher, um governo que nem cinco minutos durou, um atentado onde tudo correu mal e o visado saiu ileso, um ditador temível que resistiu 40 anos no poder até cair de uma cadeira de lona… Podem parecer-lhe históricas anedóticas, falsas, absolutamente surreais. Muitas delas nunca nos foram contadas na escola. Mas fique a saber que são quadros bem reais e fazem parte dos nove séculos da História de Portugal. Sabia por exemplo que nunca houve uma escola náutica em Sagres, que frei Miguel Contreiras nunca existiu? Que D. Pedro, além de D. Inês, amou também o seu escudeiro? Que a morte dos Távora envolve sexo, mentiras e política? Sabia que Vasco da Gama, herói das Descobertas, era temido por ser um homem cruel? Que Palma Inácio foi o primeiro pirata do ar?

Opinião: Já por aqui falei da minha curiosidade relativamente à História de Portugal. Apesar de ultimamente não andar a ler muitos romances históricos ou livros de não ficção sobre o tema, sempre que leio costumo gostar. Talvez seja a vontade de perceber melhor modos de vida tão distintos que, de certo modo, ao permitir-nos perceber quem fomos nos ajudam a saber quem somos e para onde vamos.

No ano passado, li um livro muito ao estilo deste de que hoje vos falo, o Histórias Secretas de Reis Portugueses. A atestar pelo título, a diferença consistiria em histórias secretas em vez de rocambolescas e a abordagem a reis portugueses em vez da História de Portugal de um modo geral. Na verdade, ambos são muito semelhantes, pretendendo chamar a atenção para factos pouco conhecidos da nossa História ou mesmo desmistificar algumas lendas e outros factos tidos como verdadeiros.

Este Histórias Rocambolescas está organizado tematicamente, e dentro de cada tema de forma cronológica. Cada episódio relatado ocupa uma média de 2-3 páginas, o que só por si é indicativo da forma algo superficial como é abordado. Ou seja, o público-alvo deste livro será essencialmente aquele sem conhecimentos muito aprofundados sobre a História do nosso país, porque caso contrário parece-me que terminará a leitura sentindo-se defraudado.

Pessoalmente, aprendi algumas coisas e recordei outras. É um livro que se lê rapidamente, interessante q.b. e poderá servir de referência para consulta futura sobre algum dos episódios abordados. Contudo, não se espere encontrar revelações ou descobertas muito importantes sobre a nossa História, porque este é, essencialmente, um livro de curiosidades sobre a mesma.

Classificação: 3/5 – Gostei

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.