Autor: João Ferreira
Ano de Publicação: 2010
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 336
ISBN: 9789896262167
Origem: Comprado
Opinião: Já por aqui falei da minha curiosidade relativamente à História de Portugal. Apesar de ultimamente não andar a ler muitos romances históricos ou livros de não ficção sobre o tema, sempre que leio costumo gostar. Talvez seja a vontade de perceber melhor modos de vida tão distintos que, de certo modo, ao permitir-nos perceber quem fomos nos ajudam a saber quem somos e para onde vamos.
No ano passado, li um livro muito ao estilo deste de que hoje vos falo, o Histórias Secretas de Reis Portugueses. A atestar pelo título, a diferença consistiria em histórias secretas em vez de rocambolescas e a abordagem a reis portugueses em vez da História de Portugal de um modo geral. Na verdade, ambos são muito semelhantes, pretendendo chamar a atenção para factos pouco conhecidos da nossa História ou mesmo desmistificar algumas lendas e outros factos tidos como verdadeiros.
Este Histórias Rocambolescas está organizado tematicamente, e dentro de cada tema de forma cronológica. Cada episódio relatado ocupa uma média de 2-3 páginas, o que só por si é indicativo da forma algo superficial como é abordado. Ou seja, o público-alvo deste livro será essencialmente aquele sem conhecimentos muito aprofundados sobre a História do nosso país, porque caso contrário parece-me que terminará a leitura sentindo-se defraudado.
Pessoalmente, aprendi algumas coisas e recordei outras. É um livro que se lê rapidamente, interessante q.b. e poderá servir de referência para consulta futura sobre algum dos episódios abordados. Contudo, não se espere encontrar revelações ou descobertas muito importantes sobre a nossa História, porque este é, essencialmente, um livro de curiosidades sobre a mesma.
Classificação: 3/5 – Gostei